Macaco-prego ferido é resgatado em Jaraguá do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul
Um macaco-prego jovem (Sapajus apella) foi resgatado na região do Manso, em Jaraguá do Sul, após ser encontrado ferido. O animal foi entregue à equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que prestou os primeiros socorros. O primata, que tinha um ferimento na cauda, precisou passar por cirurgia e segue em recuperação.
De acordo com o biólogo da Fujama, Christian Raboch, o animal é um macho jovem e recebeu atendimento imediato. “Ele passou por cirurgia na quinta-feira e agora segue em recuperação na própria clínica veterinária para onde foi encaminhado”, explicou.
Quando estiver totalmente recuperado, o macaco deverá ser transferido para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Florianópolis.
Espécie comum, mas difícil de ser vista
O macaco-prego é um primata nativo da Mata Atlântica e bastante comum na região de Jaraguá do Sul. Apesar disso, é raro ser avistado em áreas urbanas. “Eles são muito rápidos e vivem em bandos, se alimentando principalmente de frutos e folhas”, destaca Raboch.
Como isso impacta sua vida?
O resgate mostra a importância de ações de preservação e do trabalho das entidades ambientais na cidade. Além de proteger a fauna local, reforça o cuidado que todos devem ter ao encontrar animais silvestres feridos: sempre acionar os órgãos responsáveis, garantindo o atendimento adequado e a segurança do animal.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.