VÍDEO: Maior cobra de SC invade casa em Jaraguá e dá bote em biólogo
Foto: Reprodução/Instagram @biologo.christian
Uma cobra de quase dois metros assustou uma família e quase picou o biólogo chamado para resgatá-la em Jaraguá do Sul. A cena aconteceu em uma casa da cidade, onde a serpente da espécie caninana, considerada a maior de Santa Catarina, se escondeu atrás de um cano.
O bicho foi localizado pelos moradores, que chamaram a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). O biólogo Christian Raboch Lempek atendeu a ocorrência e, durante o resgate, levou um susto: ao tentar puxar a cobra, ela reagiu e quase o picou.
Ele conseguiu se esquivar e finalizou o resgate com segurança. A caninana não é peçonhenta, mas ela pode morder. E, caso não seja bem higienizado o local da mordida, pode causar infecções.
Veja o vídeo do resgate:
Maior cobra de SC
A caninana é a maior espécie de serpente em Santa Catarina e pode atingir até 2,5 metros de comprimento. A que foi encontrada em Jaraguá do Sul tinha quase 2 metros, segundo o biólogo.
Apesar de não ter veneno, a espécie é ágil e costuma viver em áreas com vegetação densa. Ela tem coloração chamativa, com corpo preto, listras e manchas amarelas. Alimenta-se de sapos, lagartos, aves e pequenos mamíferos.
Conteúdos em alta
Como isso impacta sua vida?
Encontrar uma cobra em casa é um susto enorme, mas também um lembrete importante sobre o cuidado com áreas próximas a matas e a importância de acionar profissionais como os da Fujama para lidar com animais silvestres. Manter quintais limpos e fechamentos bem vedados pode ajudar a evitar surpresas.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.