Cobra considerada maior espécie venenosa do Sul do Brasil aparece em quintal de casa em Jaraguá
Foto: Reprodução/Instagram
Na última semana, uma cobra da espécie jararacuçu, considerada a maior serpente venenosa do Sul do Brasil, foi encontrada no quintal de uma casa em Jaraguá do Sul.
O biólogo Gilberto Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), foi acionado para fazer o resgate do animal.
De acordo com o profissional, a cobra, que foi encontrada no meio de madeiras empilhadas, estava “nervosa”. Ele utilizou uma espécie de garra, conhecida como pinção herpetológico, para retirar a cobra do local e devolvê-la ao seu habitat.
Sobre a jararacuçu
A jararacuçu apresenta dimorfismo sexual, com as fêmeas sendo maiores e com coloração diferente dos machos: enquanto ele é de tom cinza, ela possui uma coloração amarelada.
Essa espécie é temida pela quantidade de veneno que pode ser injetada. Encontrá-la na floresta é uma tarefa difícil, pois sua camuflagem é extremamente eficiente, e mesmo especialistas podem ter dificuldade em localizá-la.
Conteúdos em alta
Durante o dia, as jararacuçus costumam se expor ao sol para regular a temperatura corporal, e sua caça acontece principalmente à noite. Os adultos se alimentam de roedores e aves, enquanto os filhotes se nutrem de anfíbios pequenos, minhocas e até insetos.