Cotidiano | 18/08/2025 | Atualizado em: 18/08/25 ás 19:57

Cobra considerada maior espécie venenosa do Sul do Brasil aparece em quintal de casa em Jaraguá

PUBLICIDADE
Cobra considerada maior espécie venenosa do Sul do Brasil aparece em quintal de casa em Jaraguá

Foto: Reprodução/Instagram

Na última semana, uma cobra da espécie jararacuçu, considerada a maior serpente venenosa do Sul do Brasil, foi encontrada no quintal de uma casa em Jaraguá do Sul.

O biólogo Gilberto Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), foi acionado para fazer o resgate do animal.

De acordo com o profissional, a cobra, que foi encontrada no meio de madeiras empilhadas, estava “nervosa”. Ele utilizou uma espécie de garra, conhecida como pinção herpetológico, para retirar a cobra do local e devolvê-la ao seu habitat.

Sobre a jararacuçu

A jararacuçu apresenta dimorfismo sexual, com as fêmeas sendo maiores e com coloração diferente dos machos: enquanto ele é de tom cinza, ela possui uma coloração amarelada.

Essa espécie é temida pela quantidade de veneno que pode ser injetada. Encontrá-la na floresta é uma tarefa difícil, pois sua camuflagem é extremamente eficiente, e mesmo especialistas podem ter dificuldade em localizá-la.

Durante o dia, as jararacuçus costumam se expor ao sol para regular a temperatura corporal, e sua caça acontece principalmente à noite. Os adultos se alimentam de roedores e aves, enquanto os filhotes se nutrem de anfíbios pequenos, minhocas e até insetos.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br