Jaraguá do Sul | 28/09/2023 | Atualizado em: 28/09/23 ás 09:19

Mais 18 médicos passam a integrar as equipes das UBS

O gerenciamento é feito pelo Sistema Ensino Saúde, vinculado ao gabinete do prefeito Jair Franzner.

PUBLICIDADE
Mais 18 médicos passam a integrar as equipes das UBS

A Prefeitura de Jaraguá do Sul apresentou ontem (27) profissionais que começaram a atuar no município do Programa Mais Médicos habilitados pelo Ministério da Saúde, dentro do modelo de coparticipação. São 18 médicos e outros quatro se apresentam ainda esta semana. O gerenciamento é feito pelo Sistema Ensino Saúde, vinculado ao gabinete do prefeito Jair Franzner.

O prefeito fez questão de cumprimentar a cada um individualmente, dando as boas-vindas. Entre os profissionais estão três cubanos, um boliviano e um peruano que já atuavam no Brasil e os demais são de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraíba. A maior parte são mulheres.

Apenas uma – Fernanda Luísa Kleinschmidt – é nascida em Jaraguá do Sul, mas formada na Universidade de Maringá. De acordo com a gerente do Sistema Ensino Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Maria Elisabeth Kleine Borba, o Ministério da Saúde confirmou 72 médicos ao município. “Na primeira quinzena de dezembro chegarão mais 55 médicos e no próximo ano serão incorporados mais 14 médicos residentes do Programa Saúde da Família e Comunidade”, antecipou Beth Borba.

O pagamento dos médicos é feito pelo Governo Federal – em torno de R$ 12.380,00 e mais a contrapartida do município, de R$ 2,7 mil para ajuda de custo na moradia e alimentação. O contrato é de quatro anos mais quatro de renovação, mas a manutenção do período contratual depende das partes.

O prefeito Jair Franzner agradeceu a escolha de Jaraguá do Sul como campo de trabalho e disse que agora todas as unidades básicas de saúde estão cem por cento cobertas com médicos. “Até então tínhamos dificuldades legais de contratar. Com o Mais Médicos teremos os profissionais atendendo em tempo integral nos postos de saúde”.

Ele acrescentou que é objetivo ampliar o período de atendimento em boa parte das unidades para dois, ou três turnos, para desafogar os prontos socorros dos hospitais e, também, abrir aos sábados para que as pessoas que trabalham em horário normal nas empresas tenham condições de buscar o atendimento.

“Hoje é uma data histórica e estou muito feliz com a escolha que vocês fizeram. No que depender da nossa equipe de governo, estamos à disposição”, observou.

 

Secretário pede que acolhimento seja um diferencial no atendimento

 

O ato de apresentação dos médicos, contou também com as presenças do chefe de Gabinete João Antônio Berti, do secretário de Administração Douglas Conceição e do secretário da Saúde, Alceu Moretti. Alceu pediu aos novos profissionais médicos que o acolhimento às pessoas deve ser um dos componentes principais nos atendimentos. “Muitas vezes as pessoas querem mais falar e dar vozes aos seus problemas do dia a dia. É preciso saber ouvi-los, mostrando que o profissional da saúde se interessa por elas”, disse.

Todos os médicos apresentados já estão nos seus postos de trabalho em diversos bairros. Até o início de 2024, serão 91 médicos, entre os profissionais do Mais Médicos e residentes em Medicina de Família. “Felizmente temos este grande avanço e quem ganha com isso é a comunidade”, completou. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Camille Moreland

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br