Saúde

Mais de 20 focos da dengue foram registrados nas primeiras semanas de janeiro em Jaraguá do Sul

Baependi registrou queda no número de casos da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, 2020 foi o ano com recorde de casos desde 2013.
 

18/01/2021

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, chama a atenção dos jaraguaenses para os cuidados que devem ser tomados para evitar a dengue. Os números não são nada bons. Só nos primeiros dias de 2021, 21 focos já foram detectados na cidade.

A maioria deles em residências. Para tentar controlar essa proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde reforça uma campanha lançada no ano passado, que será relançada nesta semana. 

Leia mais:

Com impulsionamentos nas redes sociais da Prefeitura de Jaraguá, veiculações na imprensa e em publicidades, o poder público quer conscientizar a todos sobre a importância de evitar acúmulo de água, seja numa tampinha de garrafa, seja em um tambor ou em um pratinho de vaso de planta.

Qualquer recipiente com água é um local ótimo para o mosquito fêmea colocar seus ovos e se proliferar. Uma preocupação recente dos agentes de endemias tem sido as plantas aquáticas, que precisam de um recipiente de água para se desenvolver.

O problema é que até nesses recipientes os profissionais já encontraram focos do mosquito da dengue.  

Diferente do ano passado, o bairro Vila Baependi não apareceu entre os campeões com focos do mosquito Aedes aegypti. Mas o Centro continuou na lista negra, com sete focos. Seguido da Vila Nova, com cinco focos, e Vieira, com dois. 

Segundo a supervisora do Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Aline Cristiane Borba Monteiro, é fundamental que todos os moradores de Jaraguá recebam bem esses a equipe de Zoonoses.

“Todos eles usam crachá de identificação com foto da Prefeitura de Jaraguá do Sul, colete, pasta identificada “Controle de Zoonoses”, material informativo impresso. Mas se ainda houver dúvida, o munícipe pode ligar para a prefeitura no telefone 2106-8315 ou no whats app 99930-0606, que podemos orientar sobre a visita do agente. Mas, repito, é muito importante receber bem o agente de endemias”, ressalta Aline. 

Números da doença

No ano passado, Jaraguá registrou o maior número de pessoas com dengue na história do município: 25 pessoas, sendo que duas delas pegaram dengue dentro da cidade (não haviam viajado / casos autóctones). Todas se recuperaram. Os maiores números da doença haviam sido registrados em 2011 (22 casos) e 2013 (22 casos).

 

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x