Mais de 20 milhões de litros de esgoto são tratados todos os dias em Jaraguá do Sul
O Município de Jaraguá do Sul atingiu o índice de 90% de coleta, afastamento e tratamento do esgoto doméstico produzido pelos mais de 182 mil habitantes

O Município de Jaraguá do Sul atingiu o índice de 90% de coleta, afastamento e tratamento do esgoto doméstico produzido pelos mais de 182 mil habitantes. São mais de 600 quilômetros de redes instaladas. Como a cidade tem muitos acidentes geográficos, são necessárias 126 Estações de Recalque de Esgoto (ERE) – e outras ainda serão instaladas, para bombear os dejetos até uma das quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Em 2021, foram tratados cerca de 20 milhões de litros de esgoto por dia, mais de 7,3 bilhões de litros no ano. Desse montante, 99,9% é de água, o restante é composto por dejetos humanos, óleos e graxas, produtos de higiene e limpeza, dejetos de animais, areia e diversos outros materiais sólidos.
Uma vez tratado o esgoto, resulta em 25 toneladas de lodo (material sólido) por dia, 760 toneladas por mês, aproximadamente. Esse material resultante teria como destino os rios da cidade caso o esgoto não fosse tratado, mas é levado para um aterro industrial. “Ao final do processo o que volta para os rios é somente o efluente tratado”, explica o diretor técnico do Samae, Deverson Simioni.
E a meta para 2022 é melhorar os índices de tratamento de esgoto em na cidade, ampliando redes de coleta e outros investimentos. “Estamos executando o projeto da nova Estação de Esgoto do Bairro Centenário, que será um grande avanço para o saneamento em nosso município”, disse o presidente do Samae, Ademir Izidoro.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!