Geral

Mais de 20 milhões de litros de esgoto são tratados todos os dias em Jaraguá do Sul

O Município de Jaraguá do Sul atingiu o índice de 90% de coleta, afastamento e tratamento do esgoto doméstico produzido pelos mais de 182 mil habitantes

22/12/2021

Por

Mais de 20 milhões de litros de esgoto são tratados todos os dias em Jaraguá do Sul

Divulgação

O Município de Jaraguá do Sul atingiu o índice de 90% de coleta, afastamento e tratamento do esgoto doméstico produzido pelos mais de 182 mil habitantes. São mais de 600 quilômetros de redes instaladas. Como a cidade tem muitos acidentes geográficos, são necessárias 126 Estações de Recalque de Esgoto (ERE) – e outras ainda serão instaladas, para bombear os dejetos até uma das quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Em 2021, foram tratados cerca de 20 milhões de litros de esgoto por dia, mais de 7,3 bilhões de litros no ano. Desse montante, 99,9% é de água, o restante é composto por dejetos humanos, óleos e graxas, produtos de higiene e limpeza, dejetos de animais, areia e diversos outros materiais sólidos.

Uma vez tratado o esgoto, resulta em 25 toneladas de lodo (material sólido) por dia, 760 toneladas por mês, aproximadamente. Esse material resultante teria como destino os rios da cidade caso o esgoto não fosse tratado, mas é levado para um aterro industrial. “Ao final do processo o que volta para os rios é somente o efluente tratado”, explica o diretor técnico do Samae, Deverson Simioni.

E a meta para 2022 é melhorar os índices de tratamento de esgoto em na cidade, ampliando redes de coleta e outros investimentos. “Estamos executando o projeto da nova Estação de Esgoto do Bairro Centenário, que será um grande avanço para o saneamento em nosso município”, disse o presidente do Samae, Ademir Izidoro.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x