Mais de 240 milhões de casos de malária são registrados em 2020
Os números são do Relatório Mundial sobre Malária
No ano passado, foram registrados, 241 milhões de casos de malária e 627 mil mortes no mundo. Os números são do Relatório Mundial sobre Malária, da Organização da Mundial da Saúde (OMS), que representam cerca de 14 milhões a mais de notificações e 69 mil óbitos, se comparado com as taxas de 2019.
A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a pandemia está por trás de 47 mil mortes adicionais por causa da falta de prevenção e tratamento durante a crise global de saúde.
O diretor de Comunicação da Agência de Saúde Global (Unitaid), Maurício Cysne, de Genebra, falou à ONU News sobre o peso da doença para crianças. Segundo o diretor, 70% são crianças de menos de cinco anos, maioritariamente na África.
“A Unitaid tem investido muitos recursos em encontrar soluções que previnem e que tratem a malária em mulheres e em crianças. Principalmente no caso das mulheres grávidas, que não podem receber um tratamento normal de malária. E nesse caso, em Moçambique, temos um projeto inovador, onde uma pílula por dia faz com que as mulheres se previnam da malária, salvando assim milhares de vidas. A Unitaid continua seu trabalho também na busca de uma vacina, que está agora em testes, também em Moçambique e outros países da região, esperando que em breve a malária seja uma doença tratável e prevenível”, acrescentou.
No ano passado, a taxa global de mortalidade da malária era de 15,3 óbitos por 100 mil pessoas sob risco. A meta era de 8,9 pessoas. E a situação tornou-se ainda pior. Nos primeiros dias da pandemia, a OMS havia projetado que o número de mortes por malária durante 2020 poderia dobrar.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Conteúdos em alta