Jaraguá do Sul

Mais Médicos repõe sete vagas em municípios do Vale

É o primeiro chamamento público após o anúncio da retomada do programa, em 20 de março

20/04/2023

O Programa Mais Médicos abriu 6.252 vagas para repor profissionais de saúde em localidades que deixaram de ser atendidas pelo programa do governo federal nos últimos anos. O edital, que também expande vagas em áreas que enfrentam dificuldades para manter médicos, foi publicado na terça-feira (18), pelo Ministério da Saúde.

Pela lista divulgada no site do programa, os postos de trabalho estão distribuídos em 2.074 municípios, sendo que mil vagas são inéditas em localidades da Amazônia Legal.

Criado em 2013, o Mais Médicos tem o objetivo de garantir o acesso dos brasileiros à saúde nas Unidades Básica de Saúde, a chamada Atenção Primária, que é considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

ADESÃO – Neste primeiro momento, os gestores de saúde municipais dos locais indicados no edital devem indicar quantas vagas pretendem preencher.  Para distribuição de vagas, o Ministério da Saúde considerou critérios como a situação de vulnerabilidade social dos municípios, maior dependência do SUS para o acesso à saúde e a dificuldade para admitir novos profissionais.

DA REGIÃO – Três municípios do Vale do Itapocu estão relacionados nesse edital. Jaraguá do Sul com 3 vagas e Corupá com uma estão classificados como municípios de muito baixa vulnerabilidade e Barra Velha, três vagas, como baixa vulnerabilidade. São vagas de reposição.

Até o fim de 2023, o Ministério da Saúde prevê a abertura de 15 mil vagas do Mais Médicos, chegando, assim, a mais de 28 mil médicos atuando no país para prestar serviços a mais de 96 milhões de brasileiros. Para tal, o investimento do governo federal, neste ano, será de R$ 712 milhões.
(Com informações da Agência Brasil)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x