Mais Médicos: Santa Catarina recebe 156 novos profissionais
Mais Médicos ofertou 3.177 vagas e recebeu 33.014 inscrições, destacando a participação expressiva de médicos formados no país
29/08/2024
O novo edital para o 38º ciclo do programa Mais Médicos para o Brasil ofertou 3.177 vagas e recebeu 33.014 inscrições, destacando a participação expressiva de médicos formados no país. Do total de vagas, 95% foram preenchidas por profissionais que possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Os 5% restantes das vagas foram preenchidos por brasileiros formados no exterior. Ao todo, na região Sul serão alocados 664 profissionais, desse número, 156 irão atuar em Santa Catarina.
O governo federal retomou o Mais Médicos em 2023 para garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, além de trazer aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.
Desde o ano passado, eles têm a possibilidade de fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem em todo o Brasil. São 12.051 a mais que o registrado em dezembro de 2022.
Jaraguá do Sul já conta com 46 profissionais do Mais Médicos2
O município de Jaraguá do Sul também foi beneficiado nesse ciclo do programa. De acordo com a gerente do Sistema Ensino, Saúde e Comunidade, Patrícia Sandy Nogueira, vinculada à Diretoria de Decisões Administrativas e Sistema Ensino, Saúde e Comunidade do Gabinete do Prefeito, cinco já se apresentaram, todos com CRM, para trabalhar nas UBS Centro, Águas Claras, Vila Lenzi, Chico de Paulo e Jaraguá 99. Todos no horário noturno.
Além desses mais cinco estão se apresentando. Agora são 46 profissionais do Programa Mais Médicos já atuando e mais cinco se somarão ao total. Os médicos do programa do Ministério da Saúde, recebem o valor superior R$ 12 mil brutos da chamada bolsa-formação, que é um rendimento não-tributável, mais auxílio moradia e alimentação, as chamadas contrapartidas municipais, pagos diretamente pelo município.
Conforme o Ministério da Saúde, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, e também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline