Estadual

Manejo nutricional pode dobrar a produção de banana em Santa Catarina

Santa Catarina é o quarto maior produtor de banana do País, com produção anual de aproximadamente 700 mil toneladas

23/10/2021

Por

Manejo nutricional pode dobrar a produção de banana em Santa Catarina

Divulgação/Epagri

Uma pesquisa desenvolvida pela Epagri, empresa do governo de Santa Catarina, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná mostra que a banana produzida na região Sul do País, predominantemente de cultivares do subgrupo Cavendish, tem potencial de produção acima de 50 toneladas por hectare, enquanto os índices alcançados estão em 24,6 t/ha em Santa Catarina e 23,5 t/ha no Paraná. Os resultados desse estudo foram publicados em 2021 na Revista Brasileira de Fruticultura, cujo artigo mostra que o principal fator para esse desempenho é a gestão no manejo nutricional, que pode ser melhorada.

O pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Gelton Guimarães, que atua em solos e nutrição de plantas, explica que a gestão no manejo nutricional engloba práticas simples como uma correta calagem, gessagem e adubações equilibradas com macro e micronutrientes. Segundo ele, o estudo constatou que as aplicações com fontes nitrogenadas estão abaixo de atender a demanda exigida pela cultura mas, por outro lado, fontes fosfatadas e potássicas estão sendo aplicadas em doses muito elevadas contribuindo para desequilíbrios nutricionais tanto no solo como na planta.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de banana do País, com produção anual de aproximadamente 700 mil toneladas, além de ser responsável por 70% do volume de produção e mercado na região Sul.

No Litoral Norte, a bananicultura tem forte representação econômica, com destaque para a região de Corupá, Massaranduba e Luiz Alves, mas também em Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x