Mapa de Turismo Brasileiro
Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em Instância de Governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur)
O Ministério do Turismo divulgou no final de agosto o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em Instância de Governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Massaranduba que desde 2013 estava na categoria D, passou para a C em 2019, que é a intermediária. Um dos requisitos que preencheu foi a atuação do Conselho Municipal de Turismo e o trabalho desenvolvido pela Prefeitura por meio de órgão específico no setor.
A categorização, como é chamada, atende à necessidade do Ministério do Turismo de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade.
Para classificar as cidades, são utilizadas cinco variáveis objetivas diretamente relacionadas à economia do turismo. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais.