Geral

Marcos serão instalados em áreas urbana e rural nesta terça (2) em Jaraguá do Sul

No Brasil, já foram implantados principalmente pelo IBGE, Exército Brasileiro e Prefeituras.

02/06/2020

Por

Marcos serão instalados em áreas urbana e rural nesta terça (2) em Jaraguá do Sul

Começa nesta terça-feira (2) a instalação de marcos geodésicos em Jaraguá do Sul. Os marcos geodésicos são chapas circulares com inscrições fixadas no solo – geralmente uma chapa de ferro, junto à uma base de concreto. Nela estão gravadas um código que remete a altitude, latitude e longitude daquele local.

No Brasil, já foram implantados principalmente pelo IBGE, Exército Brasileiro e Prefeituras.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, a implantação dos marcos geodésicos é uma das etapas da execução do contrato de levantamento aerofotogramétrico entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a empresa GeoJá.

Leia mais:

“A instalação dos marcos geodésicos servirá como referência para os levantamentos topográficos para novos loteamentos, para projetos de edificações, para projetos e execução de obras de infraestrutura, entre outros”, destaca Bertoldi. As equipes da GeoJá realizarão as instalações dos marcos em locais públicos e privados.

Os colaboradores da empresa estarão identificados com crachás e coletes e visitarão os locais entre 7h30 às 16h30min, podendo se estender até as 18 horas.

No ano de 1999 foram instalados 66 marcos no município, sendo 42 na área urbana e 24 na área rural.

Após uma vistoria realizada pela GeoJá foram encontrados somente 17 marcos geodésicos.

Além destes 17 marcos existentes serão implantados marcos de concreto com distribuição de um marco a cada 4 km² para a área urbana e de um marco a cada 20 km² para área rural. Os marcos geodésicos são patrimônio público e precisam ser conservados.

Notícias relacionadas

x