Geral

Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia

O levantamento entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades

02/08/2021

Por

Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia

Segundo dados da pesquisa feita pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), sete em cada dez médicos identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Outros três em cada dez não constataram esse problema durante a pandemia.

Leia mais:

O levantamento entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades. O estudo foi feito em abril e junho deste ano.

Dos profissionais ouvidos, 75,6% disseram que o uso de aparelhos eletrônicos podem agravar o quadro de miopia. Outros 22% avaliaram que isso pode influenciar, mas apenas no uso de tablets e celulares. Um pequeno percentual não viu relação entre os dois fenômenos.

O que é a miopia

Miopia é o nome dado a um erro de refração, quando a imagem se forma antes da retina. Ela causa uma visão embaçada, prejudicando a visualização de objetos e imagens que estão mais longe do indivíduo.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 59 milhões de pessoas com essa condição no Brasil, mais de 25% da população. Em todo o mundo, o número de pessoas com miopia chega a 2,6 bilhões.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x