Nacional

Menos de duas semanas separam Brasil da revolução 5G

O leilão do 5G ocorrerá no dia 4 de novembro

22/10/2021

Por

Menos de duas semanas separam Brasil da revolução 5G

Ilustrativa

Falta poucos dias para a maior licitação da história das telecomunicações no Brasil: o leilão do 5G ocorrerá no dia 4 de novembro. A expectativa é que o certame, conduzido pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), movimente R$ 169 bilhões em investimentos totais nos próximos 20 anos. Como o Governo Federal optou pela modalidade de concorrência não arrecadatória, R$ 70 bilhões devem ser destinados para obrigações estabelecidas no edital.

“Além de revolucionar as telecomunicações com um novo padrão, 100 vezes mais rápido que o atual (4G), os valores arrecadados garantem a inclusão digital e social de 40 milhões de brasileiros que ainda vivem no deserto digital”, destaca o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Empresas que conquistarem a autorização de uso das faixas de radiofrequência terão o compromisso de expandir a cobertura da rede móvel 4G para municípios e localidades que ainda não contam com essa cobertura de internet.

As duas diferenças fundamentais entre o 4G e o 5G para o usuário é a velocidade de transferência de dados e a baixa latência na troca de informações. Ela permite uma taxa de transmissão de dados praticamente instantânea, entre 1 e 2 milissegundos. O 5G eleva a capacidade das conexões disponíveis para uma sociedade habituada a viver interconectada. Serviços de streaming, videochamadas e transmissões de eventos esportivos ou culturais passarão a contar com resolução melhor de imagem e áudio, sem interrupções ou perda de qualidade.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x