Geral

Mercado Municipal de Jaraguá e antiga estação devem passar por melhoramentos

Algumas já com projetos e orçamentos definidos, outros em fase de levantamento de dados

02/09/2021

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, mantém junto ao seu gabinete, na Arena Jaraguá, um quadro com as metas para a gestão 2021/2024, algumas já com projetos e orçamentos definidos, outros em fase de levantamento de dados. A Secel tem sob o seu guarda-chuvas uma série de prédios e instalações históricas que precisam ser mantidas, mas não se descuida das suas atividades fim que sofreram interrupção durante a pandemia, mas que, gradativamente, estão voltando.

“A equipe da linha de frente não parou um dia sequer, tomando todos os cuidados sanitários para evitar a Covid. Por conta disso, estamos colhendo resultados, principalmente no esporte”, aponta. No quadro de prioridades para o mandato, segundo Natália, está a restauração do Mercado Público Municipal, construído na década de 1960 com a técnica de alvenaria portante, tombado como patrimônio histórico em 5 de dezembro de 2012.

A secretária diz que não existe data para o início da revitalização do prédio e do seu entorno, mas assegura que o projeto está pronto, dando um melhor aproveitamento tanto do espaço interno como do externo, para uso da comunidade. “Ficará muito bonito”, garante.

Ao lado, o prédio da antiga estação de trem será reestruturado e a sua destinação será exclusiva para o Programa Bolsa Cultural aos cursos de artes visuais, dança, música e teatro. “As instalações precisam passar por algumas melhorias e depois disso elas serão ocupadas para o Bolsa Cultural”.

A edificação passou a ser usada para passageiros a partir de 1943. Em 1909 foi construída a estação ferroviária, onde está a Biblioteca Rui Barbosa. Todo o conjunto foi restaurado em 2008 e desde então recebeu melhorias pontuais.

A antiga estação de passageiros terá a sua cobertura revisada e também substituída a parte de gesso danificada, para atender a nova funcionalidade do Programa Bolsa Cultural. A secretária Natália frisa que não existe prazo definido para as melhorias, mas elas integram as metas para o atual mandato que segue até 2024.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x