Economia

Mesmo com a pandemia da Covid-19, Santa Catarina tem ano de retomada econômica

Pelo quarto ano consecutivo, Santa Catarina ocupou a segunda posição, atrás apenas de São Paulo.

28/12/2020

Por

Mesmo com a pandemia da Covid-19, Santa Catarina tem ano de retomada econômica

Apesar da crise sanitária internacional provocada pelo novo coronavírus, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, teve um ano marcado por retomada econômica, aliada à inovação e tecnologia.

Além disso, houveram importantes entregas e recuperação na geração de empregos ao longo de 2020, o que consolida o estado como um dos mais competitivos do país.

 

LEIA TAMBÉM

 

É o que mostrou o Ranking de Competitividade dos Estados 2020, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Pelo quarto ano consecutivo, Santa Catarina ocupou a segunda posição, atrás apenas de São Paulo.

Outra conquista catarinense no levantamento foi o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Destaque Internacional, diante da forte presença no mercado externo.

“A economia de Santa Catarina vem apresentando índices sólidos de retomada do crescimento, após ser afetada pelas complicações geradas pela Covid-19. Prova disso são os dados do IBGE, que nos apontou altas acima da média nacional em outubro. Avançamos também nas questões ambientais, sempre pensando no desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, com benefícios à população”, destaca o secretário da SDE/SEMA, Celso Albuquerque.

Indústria, comércio e serviço em alta

Em outubro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a indústria catarinense teve crescimento de 7,6%, a maior alta entre os 15 locais pesquisados, enquanto o país registrou 1,1%.

O comércio, por sua vez, cresceu 11%, um desempenho quase o dobro do Brasil (6%) e o melhor do Sul do país.

O setor de serviços registrou o quinto aumento consecutivo, 2,5%, o segundo melhor resultado do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso do Sul.

 

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

Notícias relacionadas

x