Estadual

Mesmo com apagão das redes sociais, alertas da Defesa Civil de SC foram emitidos

Santa Catarina é um dos estados brasileiros com maior proporção de pessoas cadastradas no sistema de avisos e alertas meteorológicos via SMS

05/10/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Mesmo com apagão das redes sociais, alertas da Defesa Civil de SC foram emitidos

Flávio Jr./Defesa Civil

Mesmo com o apagão que aconteceu ontem (4), das redes sociais, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que os alertas continuaram a ser recebidos pela população através do SMS.

Atualmente, Santa Catarina é um dos estados brasileiros com maior proporção de pessoas cadastradas no sistema de avisos e alertas meteorológicos via SMS, alcançando 7,67% da população, atrás apenas do Rio de Janeiro onde 7,73% das pessoas estão cadastradas. Somente este ano foram emitidos 762 alertas por SMS, totalizando 511.972.062 mensagens enviadas.

O coordenador de Monitoramento da DCSC, Frederico Rudorff, ressaltou a importância dos catarinenses se cadastrarem no serviço para despertar a percepção de risco.

“São informações públicas que ajudam as pessoas a estarem preparadas para as condições perigosas do tempo, que estão ficando mais frequentes e severas”, completou.

Cadastro

O atual formato do Sistema Nacional de Alertas não permite que as mensagens SMS sejam enviadas sem autorização de envio, ou seja, é necessário que os telefones sejam cadastrados pelos usuários.

Este quadro já está sendo avaliado pela secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em conjunto com a ANATEL que preparam um projeto para o envio com base na difusão celular, onde todos os usuários em uma determinada área podem receber as mensagens.

Enquanto isso não ocorre, a Defesa Civil reforça a importância de que as pessoas realizem o cadastro. Para isso basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo no corpo do texto apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) que deseja ser monitorado.

O Gerente de Operações do órgão estadual, Rodrigo Nery e Costa, reforça que o SMS é um serviço público e gratuito que ajuda a população a receber informações muito importantes na iminência de uma ocorrência mais grave.

“Sendo Santa Catarina um Estado com grande recorrência de desastres é fundamental que a população esteja cadastrada”, finalizou.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp ou CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de Telegram!

Notícias relacionadas

x