Cotidiano | 24/07/2025 | Atualizado em: 24/07/25 ás 10:23

Cidade de SC abriga cratera gigante com mais de 80 milhões de anos; conheça!

PUBLICIDADE
Cidade de SC abriga cratera gigante com mais de 80 milhões de anos; conheça!

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vargeão

Em meio ao interior de Santa Catarina, uma pequena cidade de pouco mais de 3,6 mil habitantes guarda um segredo que atravessa milênios: Vargeão está localizada sobre uma cratera gigante, formada pelo impacto de um asteroide que atingiu a Terra há cerca de 80 a 100 milhões de anos, no período em que os dinossauros ainda habitavam o planeta.

Conhecida como “Domo de Vargeão”, a cratera tem 12 quilômetros de diâmetro e foi provocada pela queda de um asteroide com 550 metros de largura. O impacto teve a força de aproximadamente 500 mil bombas nucleares como a de Hiroshima, segundo o geólogo Álvaro Penteado Crósta, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A região onde o asteroide caiu era, na época, um ambiente desértico com dunas de areia e coberto por derrames de lava vulcânica, que deram origem ao tipo de rocha chamado basalto. Esse contexto geológico foi essencial para a formação e conservação da cratera.

Informações sobre a cratera:

  • Queda ocorreu entre 80 e 100 milhões de anos;
  • Asteroide tinha cerca de 550 metros de diâmetro;
  • Cerca de 12 quilômetros de diâmetro e um desnível de até 150 metros;
  • Mapeada pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (Sigep);
Grupo de pesquisadores em frente a réplica de rocha na cidade de Vargeão
Grupo de pesquisadores em frente a réplica de rocha na cidade de Vargeão | Foto: Divulgação/Prefeitura de Vargeão

Os estudos sobre a cratera começaram há 47 anos e, desde então, colocaram o local no radar da comunidade científica internacional. A região é uma das apenas nove crateras de impacto conhecidas no Brasil, todas estudadas pelo grupo da Unicamp. O local está listado na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (Sigep), órgão vinculado ao governo federal.

Uma cidade marcada pela ciência

Vargeão, no Alto Vale do Rio Irani, é conhecida como a “cidade do meteoro” e se tornou ponto de interesse para pesquisadores do mundo inteiro. Recentemente, os geólogos italianos Gabrielle Giulli e Valeria de Santis estiveram na cidade para estudar formações rochosas semelhantes às encontradas na Lua.

Pesquisadores analisam solo exposto na região da cratera em Vargeão
Geólogo Álvaro Penteado Crósta e pesquisadores italianos em visita à cidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Vargeão

O município, localizado a cerca de 71 km de Chapecó e 482 km de Florianópolis, possui um museu dedicado ao Domo de Vargeão, com coleções de rochas e registros das pesquisas feitas ao longo das décadas. Além disso, o turismo de natureza também é fomentado na região, com trilhas e pontos de observação da formação geológica.

No centro da cratera, é possível encontrar uma superfície chamada de “Areal”, composta por argila e areia trazidas à superfície pelo impacto, revelando camadas subterrâneas que estavam a mais de 700 metros de profundidade. O centro da cidade de Vargeão, onde vivem a maioria dos moradores, está localizado justamente na borda da cratera.

Área com argila e areia no centro da cratera de Vargeão
Areal, no centro da cratera | Foto: Divulgação/Prefeitura de Vargeão

A formação do Domo

O termo “Domo” foi utilizado antes mesmo de se saber a origem extraterrestre da formação. Em 1978, radares identificaram anomalias no solo, e na década de 1980, pesquisadores comprovaram que as rochas da região apresentavam deformações típicas de impactos de alta energia.

Segundo Crósta, é comum que essas alterações estejam escondidas pelo tempo, mas Vargeão ainda conserva partes onde as marcas do impacto podem ser vistas a olho nu. As rochas atingidas sofreram alterações de pressão e temperatura tão intensas que mudaram completamente sua estrutura.

Essas evidências, conhecidas como “astroblemas”, são raras na Terra justamente por causa dos processos naturais de erosão, movimentação das placas tectônicas e deposições sedimentares que apagam as marcas ao longo do tempo.

Imagem de satélite mostra localização da cratera de Vargeão no Oeste de SC
Imagem de satélite mostra localização da cratera de Vargeão | Imagem: Reprodução/Google Maps

Como isso impacta sua vida?

Além de despertar a curiosidade sobre o passado do planeta, o Domo de Vargeão posiciona Santa Catarina no mapa da ciência mundial. A região atrai pesquisadores, fomenta o turismo científico e contribui para a compreensão da história geológica da Terra.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br