Cotidiano | 11/12/2025 | Atualizado em: 11/12/25 ás 13:07

Milhares de imóveis de Jaraguá do Sul registram falta de energia após passagem de ciclone

PUBLICIDADE
Milhares de imóveis de Jaraguá do Sul registram falta de energia após passagem de ciclone

Foto 1: JDV | Foto 2: Redes Sociais | Foto 3: JDV

A passagem de um ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil trouxe ventos intensos para diversas regiões de Santa Catarina.

Em Jaraguá do Sul, as rajadas de vento registradas na quarta-feira (10) foram suficientes para derrubar árvores, causar danos e interromper o fornecimento de energia elétrica em alguns bairros.

Sede do JDV está sem luz há quase 30 horas

Um dos pontos afetados foi a rua José Alverino Plebani, na Ilha da Figueira. No local, a queda de uma árvore acabou rompendo um fio de alta tensão. O estrago afetou a rede elétrica e prejudicou moradores, comércios e serviços instalados na rua.

A sede do JDV, localizada na mesma via, também foi diretamente atingida pela situação e está há cerca de 30 horas sem luz, assim como os outros imóveis situados no local. Ainda não há previsão para que o fornecimento de energia seja restabelecido.

Fio de energia foi danificado pela queda de uma árvore na rua José Alverino Plebani | Foto: JDV

Cerca de 15 mil unidades consumidoras foram afetadas

No bairro Parque Malwee, também há falta de luz desde ontem. Morador da rua Wolfgang Weege, Bruno Gonçalves relata que está sem energia desde as 14h de de quarta-feira.

“Os moradores fizeram diversos protocolos acionando a Celesc, na esperança de ao menos amanhecer com energia elétrica. Pessoas que trabalham em casa em formato home office estão com suas atividades paradas, atrasadas, e indústrias e negócios familiares estão improdutivos”, afirmou.

Ele também destaca que a dificuldade de famílias que têm pessoas idosas em casa, assim como o fato de muitos alimentos estarem sendo perdidos pela falta de refrigeração.

De acordo com a Celesc, cerca de 15 mil unidades consumidoras foram afetadas em Jaraguá do Sul. O número inclui residências, empresas e estabelecimentos de prestação de serviços, evidenciando o impacto do ciclone extratropical no município.

Queda de árvore danificou cabeceira da ponte da Rede Feminina

Outra ocorrência registrada na quarta-feira levou a equipe da Defesa Civil até a Ponte Walter Breithaupt, ao lado da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Com os fortes ventos, uma árvore acabou caindo sobre a cabeceira da ponte, que foi danificada. O trânsito na região ficou lento durante o início da tarde, já que uma das pistas precisou ser interditada para a remoção da árvore.

Sobre o ciclone

Nos últimos dias, Santa Catarina enfrentou um período de forte instabilidade provocado por um ciclone extratropical atípico que começou a influenciar o estado ainda na segunda-feira (8).

Diversas cidades registraram alagamentos e estragos causados pelos fortes ventos. De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC), três mortes foram confirmadas no estado em função das chuvas provocadas pela passagem do ciclone.

Nesta quinta-feira (11), as condições melhoraram no estado, mas a trégua deve ser temporária. A Defesa Civil alerta que um novo sistema de baixa pressão, previsto para se formar entre o Paraguai e o oeste da Região Sul na sexta-feira (12), pode voltar a trazer chuva intensa e risco de temporais em pontos de Santa Catarina, exigindo atenção redobrada da população.

Recomendações da Defesa Civil

– Durante tempestades, procure permanecer em um local protegido, distante de janelas e de objetos que possam se soltar com a força do vento.

– Em momentos de rajadas intensas, evite circular ou ficar próximo de árvores, placas, muros ou postes, que podem cair ou causar acidentes.

– Caso ocorram alagamentos, não tente atravessar ruas tomadas pela água, nem passe por pontes ou pontilhões encobertos.

– Mantenha atenção redobrada em áreas de encosta, taludes e pontos já conhecidos por apresentarem risco de deslizamentos.

– Evite atividades no mar, como navegação, pesca, esportes aquáticos ou banho, enquanto as condições estiverem perigosas.

– Evite caminhar ou andar de bicicleta pela orla quando as ondas estiverem avançando sobre a areia, ciclovias ou calçadões.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br