Brasil

Ministro da Ciência diz que espera recuperar parte do orçamento da pasta que havia sido contingenciada

Ele disse ontem (24), durante entrevista ao programa Voz do Brasil

25/11/2021

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, disse ontem (24), durante entrevista ao programa Voz do Brasil, que espera conseguir recuperar parte do orçamento da pasta que havia sido contingenciada na proposta de Orçamento de 2022. “Conversei com o ministro da Economia, com a ministra da Secretaria de Governo, e dessa posição [do Orçamento da pasta] e tinha ficado estabelecido algo em torno de R$ 300 milhões”, disse pontes.

De acordo com o ministro, parte desse valor deve entrar na semana que vem. “R$ 151 milhões, que já é um recurso que nós vamos utilizar para operacionalizar uma parte, já foi feito o edital, das bolsas do chamado Universal, que irriga a pesquisa brasileira e é extremamente importante”.

Pontes também comentou sobre a importância do Auxílio Brasil incluir uma Bolsa Iniciação Científica Júnior para alunos que se destacam em olimpíadas científicas. Segundo ele, os alunos brasileiros têm conquistado prêmios não apenas nas competições nacionais, mas também nas internacionais.

“Certamente isso vai trazer para os pais a certeza que investir na educação, colocar os filhos para estudar, é uma coisa que vale a pena para o futuro deles e vale a pena para o presente em termos de renda”, disse. Pontes explicou que a bolsa de iniciação científica traz a “metodologia científica” para a vida destes estudantes e disse que está comprovado, por meio de estudos, que “alunos que participam da iniciação científica têm muitos melhores resultados na educação e na vida profissional depois.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x