Geral

Ministro Osmar Terra faz discurso inovador sobre políticas públicas

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, esteve em Jaraguá do Sul na tarde quarta-feira (24) a convite do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). A cerimônia de recepção ao ministro aconteceu na Arena Jaraguá com a presença de autoridades locais, regionais e federais.

26/07/2019

Por

Ministro Osmar Terra faz discurso inovador sobre políticas públicas

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, esteve em Jaraguá do Sul na tarde quarta-feira (24) a convite do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). A cerimônia de recepção ao ministro aconteceu na Arena Jaraguá com a presença de autoridades locais, regionais e federais, como o prefeito Antídio Lunelli (MDB), os deputados federais Carlos Chiodini e Carmen Zanotto (Cidadania), ao lado do estadual Vicente Caropreso (PSDB), além de prefeitos da região, secretários municipais, entidades sociais do município entre pais e alunos de projetos esportivos desenvolvidos pelo município.

Durante a sua fala no evento, o Ministro enalteceu o governo Bolsonaro e reforçou o compromisso com a nova política, destacando medidas que serão implementadas e antecipou que uma das propostas da atual gestão é incentivar o esporte, investindo em jogos e olimpíadas regionais ao invés de patrocinar grandes corporações. “Com o recurso de lei de incentivo ao esporte, ao contrário de patrocinar grandes times de futebol, vamos investir no esporte dos municípios”, mencionou.

Osmar Terra, ressaltando o modo Bolsonaro de fazer gestão, alegou que uma das reformas que devem ser implantadas no país é o novo pacto federativo, isto é, a desconcentração das receitas dos municípios em Brasília. Segundo o Ministro, atualmente apenas 17% da verba arrecadada pelas Prefeituras ficam no municípios, 23% vão para o Estado e 60% com a União, mas isso deve mudar, registrou o Ministro. “Eu não posso ter o poder que eu tenho lá em Brasília de dizer que vou investir num munícipio e não investir no outro, Ministro não é pra isso, Ministro é para coordenar os projetos, os municípios precisam ter mais autonomia”, observou.

Ao final do discurso de Terra, quando a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, retomou a palavra, o questionou sobre o apoio do Ministério para a cidade, o ministro anunciou que pretende repassar recursos financeiros para o projeto do centro poliesportivo, que já está pronto e que deve ser construído junto da Arena Jaraguá.

Durante o encontro foram apresentadas as ações e entidades de voluntariado que existe em Jaraguá do Sul, o que o diferencia pelos excelentes resultados alcançados em diversas áreas.

Ministro garante recursos para o Centro de Treinamento

O Ministro Osmar Terra, da Cidadania, cumpriu agenda no dia 24 em Santa Catarina, iniciando por Itajaí, onde entregou 10 ônibus para programas de assistência social no Estado. Nenhum município do Vale do Itapocu. O deputado Carlos Chiodini, que o convidou para vir a Santa Catarina, acompanhou toda a programação.
Em Itajaí, o Ministro falou sobre as ações sociais desenvolvidas pelo Ministério e sobre uma das polêmicas recentes envolvendo o Governo Federal, que foi a contestação de dados sobre a fome no Brasil.

Depois do evento na Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Osmar Terra cumpriu agenda em Jaraguá do Sul. Inicialmente no Hospital e Maternidade São José, onde foi recebido por membros do Conselho e da direção, quando conheceu um pouco da sua estrutura, saindo impressionado pelo que viu.

Na Arena Jaraguá, fez visitas às instalações e apresentação dos projetos desenvolvidos pela Administração Municipal de Jaraguá do Sul nas áreas Sociais, do Esporte e da Cultura, que são os setores abrangidos pelo Ministério da Cidadania.

De Jaraguá, Terra seguiu para Joinville. O Ministério da Cidadania gerencia os recursos federais do Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte, o que motivou pedidos por parte do Município. De concreto, Jaraguá do Sul teve a garantia de que receberá recursos para construção de um Centro de Treinamento, cujo projeto já existe.

Isto, já visando os 60ºs. Jogos Abertos de Santa Catarina, que vão acontecer em novembro de 2020, em Jaraguá do Sul. O Ministro falou, entre outros, sobre os programas federais, em especial o Criança Feliz, que Santa Catarina está aderindo.

 

Notícias relacionadas

x