Cotidiano | 01/05/2025 | Atualizado em: 01/05/25 ás 12:30

Míriam Leitão é eleita para a Academia Brasileira de Letras

PUBLICIDADE

Foto: © miriamleitao7/Instagram

A jornalista e escritora Míriam Leitão foi escolhida nesta quarta-feira (30) como a nova ocupante da Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela sucede o cineasta Cacá Diegues, falecido em fevereiro deste ano.

A eleição foi decidida por 20 votos a favor de Míriam entre os 34 acadêmicos presentes. O outro candidato ao posto, o economista e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, recebeu 14 votos. Com sua nomeação, Míriam torna-se a 12ª mulher a ingressar na ABL desde a fundação da instituição, em 1897, sendo a quinta entre os atuais membros.

Relembre a polêmica de Míriam Leitão em Jaraguá do Sul

Em 2019, Míriam Leitão esteve no centro de uma controvérsia em Jaraguá do Sul. Convidada para participar da 13ª Feira do Livro da cidade, sua presença foi cancelada pela organização do evento após pressões e protestos recebidos por meio de uma petição com mais de 3 mil assinaturas. O documento alegava que, “por seu viés ideológico e posicionamento, a população jaraguaense repudia sua presença, requerendo, assim, que a mesma não se faça presente em evento tão importante em nossa cidade” .

A jornalista havia sido convidada para uma palestra intitulada “Biblioteca Afetiva”, ao lado do sociólogo Sérgio Abranches, para discutir suas formações como escritores e os livros que os influenciaram. Dessa forma, a organização optou por cancelar a participação de ambos, alegando preocupações com a segurança dos convidados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV Notícias – Jaraguá do Sul, Joinville e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br