Geral

Missas retornam seguindo as orientações para evitar contágio da COVID-19

As transmissões ao vivo continuam acontecendo pelas redes sociais já que alguns fiéis, enquadrados no grupo de risco, não podem acompanhar

05/05/2020

No final de semana as missas foram retomadas gradativamente com a presença dos fiéis nas igrejas da Diocese de Joinville. Porém, nem todas as paróquias retomaram as celebrações com a presença de público na mesma data.

Em contato com a vigilância sanitária e seguindo as orientações da portaria da Secretaria de Estado da Saúde, que foi corrigida para se adequar ao momento da comunhão, a Diocese construiu um documento com orientações e regras para serem observadas durante as celebrações. 

As paróquias se organizaram para que todas as recomendações fossem colocadas em prática garantindo a segurança dos fiéis, padres e da equipe envolvida nas missas. As transmissões ao vivo que vêm sendo feitas desde o início da pandemia continuam acontecendo pelas redes sociais já que alguns fiéis, enquadrados no grupo de risco, não podem acompanhar as missas presencialmente.

Leia mais:

É um momento ímpar na história devido a pandemia do Covid-19. Nas igrejas onde houveram missas, como na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, em Jaraguá do Sul, que pertence a Paróquia São Sebastião, todos usavam máscaras durante as celebrações, higienizaram as mãos com álcool em gel nas entradas e em cada banco, apenas duas pessoas sentaram. Foi mantida a distância mínima de 1,5 metro e apenas 30% da lotação máxima.

A distribuição da hóstia foi feita diretamente nos bancos pelos ministros da eucaristia, onde se encontravam os fiéis, para evitar a aglomeração nas filas. Outras mudanças foram seguidas para preservação da saúde dos participantes, da equipe de celebração e do sacerdote presidente da cerimônia.

Notícias relacionadas

x