Vídeo: momento raro entre beija-flores é flagrado em SC
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O biólogo Cezar Santos protagonizou um flagrante raro da natureza direto da janela de seu quarto, em Pomerode, no Vale do Itajaí. No último sábado (30), ele conseguiu registrar a cópula de dois beija-flores.
O momento que, embora natural, é quase impossível de ser observado. Isso porque a cena dura apenas alguns segundos e costuma acontecer em lugares escondidos, longe dos humanos e predadores naturais.
Mais sobre beija-flores
A espécie registrada é o beija-flor-cinza, também conhecido como Aphantochroa cirrochloris, e é comum outras regiões do Brasil – ocorre de Pernambuco até o Rio Grande do Sul, além de Goiás e Mato Grosso -, mas raramente visto em interação direta com outros da espécie. Isso acontece porque esses pássaros vivem de forma solitária e são territorialistas.
Cezar Santos conta, em suas redes sociais, que, antes da cópula, houve um momento de perseguição – mas não conseguiu registrar isso em câmera. Confira abaixo o momento exato da cópula entre os beija-flores:
Como isso impacta sua vida?
A gravação feita em Pomerode mostra como a natureza ainda reserva momentos surpreendentes, mesmo em ambientes urbanos. Além de alimentar a curiosidade e a admiração pelas aves brasileiras, o flagrante reforça a importância de observar e preservar a fauna.
Conteúdos em alta
Bruna Friedel
Jornalista em formação na FURB. Escrita é minha paixão, assim como livros, música e tudo que envolve cultura.