Vereadores pedem monitoramento do Morro da Santa em Guaramirim para combater vandalismo
Morro da Santa Guaramirim Foto: Arquivo JDV
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guaramirim, realizada na última terça-feira (15), os parlamentares da bancada do PL — Ademir Hubert, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff e Jocinei de Oliveira Borba — protocolaram pedido para que o Morro da Santa passe a integrar o sistema de monitoramento público do município, através do programa “Muralha Digital”, em parceria com a Polícia Militar.
A iniciativa busca coibir os recentes casos de vandalismo registrados no local, que é considerado um dos principais símbolos do turismo religioso da cidade. Segundo o vereador Ademir Hubert, houve episódios de depredação com a quebra de telhas, vidraças e sujeira nas capelas existentes ao longo do percurso.
“É um ponto turístico, de devoção, conhecido por todos. Acontece que nos últimos dias o local foi alvo de vandalismo com quebra de telhas, vidraças e nas capelas ficou muita sujeira. O que pedimos é a colocação em prática do programa ‘Muralha Digital’ e a colocação do Morro da Santa neste planejamento com monitoramento junto da Polícia Militar”, destacou o vereador.
Morro da Santa é símbolo do turismo religioso em Guaramirim
O Morro da Santa é um dos principais pontos turísticos da cidade, especialmente voltado para o turismo religioso. O local é palco anual da tradicional celebração da Via Crucis e abriga uma capela utilizada para encontros, missas e outros eventos. Um dos marcos mais visíveis é a grande cruz instalada no topo, facilmente avistada da BR-280, que reforça a paisagem local.
Estrutura e acesso
O acesso ao Morro da Santa é feito pela Rua João Butschardt. A subida é composta por 230 degraus de escadaria, onde estão distribuídas as estações da Via Sacra. Apesar de a maior parte do caminho já contar com pavimentação, há ainda um pequeno trecho sem calçamento.
Do alto, os visitantes têm uma vista ampla e privilegiada da cidade de Guaramirim, o que reforça ainda mais o valor cultural, religioso e turístico do espaço.
Conteúdos em alta
Como isso impacta sua vida?
Se você mora em Guaramirim ou costuma visitar o Morro da Santa, esse pedido feito pelos vereadores reflete uma preocupação em proteger um dos principais símbolos religiosos e turísticos da cidade. O objetivo é evitar novos atos de vandalismo e garantir que esse espaço continue sendo seguro e acolhedor para moradores, fiéis e visitantes.
Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão