Santa Catarina

Mortes por dengue dobram em um mês em SC

Estado já soma 46 óbitos causados pela infecção do mosquito Aedes aegypt desde o início do ano

26/05/2023

As mortes por dengue mais do que dobraram em um mês em Santa Catarina, conforme o boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira (24) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Desde o início do ano, o Estado somou 46 óbitos causados pela infecção do mosquito Aedes aegypt e outros sete casos suspeitos eram investigados até a última segunda-feira (22).

Em apenas 30 dias, 25 mortes foram confirmadas pelas secretarias de saúde municipais ao Estado. Esse número é maior do que o registrado nos primeiros quatro meses do ano. Até 24 de abril, Santa Catarina havia confirmado 21 óbitos ao longo de 2023. Com isso, o Estado registrou alta de 119% em um mês.

Do total, a maioria das mortes aconteceu no Norte do Estado, sendo 16 delas em Joinville, além de dois óbitos em Araquari e dois em São Francisco do Sul. Na sequência está a Grande Florianópolis, com oito mortes confirmadas na Capital e sete em Palhoça.

O crescimento de óbitos acompanhou o aumento de casos por todo Estado. Entre fim de abril e de maio, os diagnósticos positivos de dengue aumentaram 115%. Desde o início do ano, as autoridades de saúde identificaram 41.949 pessoas com a doença. Ainda conforme o último boletim da Dive, mais de 60 mil casos suspeitos ainda estão sendo apurados.

A alta de casos da dengue contribuiu para a lotação de emergências hospitalares e principalmente das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nas últimas semanas pelo Estado, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta quarta-feira (24), a taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está em 97%, considerando o atendimento adulto, pediátrico e neonatal, segundo o painel de leitos da secretaria.

Municípios infestados pelo mosquito

Desde o início do ano, 147 municípios catarinenses foram considerados infestados pelo mosquito da dengue. Ou seja, registraram a disseminação e manutenção de focos do Aedes aegypt. O número é 13% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao todo, 235 cidades do Estado registraram focos do mosquito. Até 22 de maio, autoridades de saúde identificaram 42.110 focos em toda Santa Catarina.

 

Fonte: NSCtotal

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x