Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Mudanças para MEI começaram dia 2 de setembro
Mudanças para MEI a partir de 2 de setembro no Brasil: Saiba o que muda e como se preparar
03/09/2024
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria empresarial que tem ganhado popularidade no Brasil por simplificar a formalização de pequenos negócios. A partir de 2 de setembro de 2024, novas mudanças entrarão em vigor, impactando diretamente os mais de 14 milhões de MEIs no país. Se você é um deles, é essencial entender essas alterações para evitar problemas e manter o seu negócio em conformidade.
Principais Mudanças para o MEI em 2024
- De acordo com a versão 1.10 da Nota Técnica 2024.001, publicada pela Sefaz (Secretaria de Fazenda) há duas novidades para a emissão da nota fiscal pelo.
O mês de setembro chega com novidade para quem é Microempreendedor Individual e precisa emitir a nota fiscal eletrônica. Quem é Microempreendedor Individual terá que adicionar uma nova informação ao emitir a nota fiscal. Esta é mais uma novidade sobre a emissão do documento, e que pretende tornar os dados mais seguros.
Essa alteração já tem início a partir da próxima segunda-feira , dia 2 de setembro. Veja todos os detalhes na leitura a seguir.
Leia também: MEI: até R$ 108 mil te esperando no Pronampe. Veja como obter!
Mudanças na emissão de nota fiscal
Além disso, a revisão na tabela de CFOPs (Código Fiscal de Operações e Prestações), especificando quais códigos poderão ser usados pelos MEIs.
A mesma Nota Técnica trouxe uma atualização na tabela CFOP e contém os códigos que podem ser utilizados pelo Microempreendedor Individual .
Desta forma, sempre que a legislação exigir que o MEI emita NF-e e NFC-e, o microempreendedor deverá adotar o CRT 4, novo código de regime tributário específico do MEI e, conjuntamente, adotar o CFOP adequado à sua operação fiscal.
Por fim, é bom deixar claro que não são todos os serviços prestados como MEI que exigem a emissão da NFS-e (Nota Fiscal de Serviços eletrônica). Somente se o tomador for pessoa jurídica.
Como se Preparar para as Mudanças
Para os MEIs, a adaptação às novas regras é fundamental. Confira algumas dicas para se preparar:
- Atualize seu Cadastro: Verifique se todos os dados cadastrais estão corretos no Portal do Empreendedor. Isso inclui endereço, atividades exercidas e informações sobre o funcionário, se houver.
- Ajuste seu Planejamento Financeiro: Com o aumento do limite de faturamento, é uma boa oportunidade para revisar seus objetivos de negócio e planejar o crescimento. Lembre-se de que o aumento no faturamento também pode significar uma maior responsabilidade na gestão financeira.
- Esteja Atento às Obrigações: Fique atento às novas obrigações, especialmente relacionadas à contratação de funcionários. Não cumprir as normas pode gerar multas e até mesmo o desenquadramento do regime MEI.
As mudanças para o MEI a partir de 2 de setembro de 2024 trazem novas oportunidades e desafios para os microempreendedores no Brasil. Ficar atento às novidades e se preparar adequadamente são passos essenciais para aproveitar os benefícios e evitar problemas. Para mais informações, consulte o Portal do Empreendedor e mantenha-se atualizado sobre todas as mudanças que impactam o seu negócio.
Essas alterações visam fomentar o crescimento econômico e proporcionar mais segurança e benefícios aos microempreendedores, contribuindo para um ambiente de negócios mais favorável e dinâmico no Brasil.
Quer saber das notícias de política primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline