Geral

Museu Emílio da Silva mostra os bastidores da instituição

O Dia Internacional dos Museus foi comemorado ontem (18), mas a programação alusiva à data segue por uma semana no Museu Histórico Emílio da Silva

19/05/2022

Por

Museu Emílio da Silva mostra os bastidores da instituição

Divulgação

O Dia Internacional dos Museus foi comemorado ontem (18), mas a programação alusiva à data segue por uma semana no Museu Histórico Emílio da Silva. Os visitantes poderão conferir até quarta-feira (25) uma oficina com monitores que mostram todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais nos bastidores da instituição.

A exposição das peças é apenas uma parcela do trabalho desenvolvido dentro das instituições museológicas. Uma série de profissionais estão diretamente envolvidos com a atividade, desde o momento do recebimento do acervo que passa por etapas de limpeza, catalogação, pesquisa histórica e elaboração de uma legenda que ajuda em sua contextualização”, explica a chefe dos Museus, Yenifer Jacirara Stefano Pino.

A oficina faz parte da 20ª edição da Semana Nacional dos Museus, promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, a temática a ser desenvolvida é “O Poder dos Museus”. O evento reúne 877 museus participantes e 2.587 eventos cadastrados. Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 Estados.

De acordo com a secretária Natália Lúcia Petry, a data retrata o quanto os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise ao longo dos tempos históricos, demonstrando poder em auxiliar as sociedades na busca por soluções e transformação de realidades.

O Museu Emílio da Silva está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30, inclusive no “Sábado Legal”, das 9 às 12 horas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x