Magia? Não, engenharia! Entenda como o novo McDonald’s de Jaraguá foi construído tão rápido

Você piscou e PUF! nasceu um McDonald’s novinho em folha no Centro de Jaraguá do Sul. Dois andares, drive-thru, jeitão moderno. Tudo ali na Marechal Deodoro. Se você achou que estava delirando, calma: é só que a obra foi realmente rápida demais.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Em 99 dias (!), o prédio ficou prontíssimo. Como isso é possível? Tecnologia e engenharia.
Fast food, fast building: o segredo tá no aço
O novo Mc de Jaraguá foi montado com peças metálicas pré-fabricadas. Isso porque ele foi erguido no sistema LSF (Light Steel Framing). Tipo um LEGO versão hardcore, sabe?
Mas brincadeiras à parte, essa belezinha virou a primeira unidade do McDonald’s no Brasil com dois andares totalmente feitos nesse esquema.

Segundo a engenheira Sheila Lima – em entrevista ao nosso parça de redação JDV -, no método LSF, as peças são feitas antes, montadas no chão, e depois vão sendo erguidas. Assim, em menos de um mês, os dois andares já estavam no lugar. As paredes, lajes e cobertura foram todas feitas com perfis de aço leve, e a fachada ganhou um acabamento de membrana respirável + chapas cimentícias com antifissura. Coisa fina.
Made in Jaraguá, com selo de eficiência
A responsável pela obra foi a Baliz Obras Corporativas, empresa local que já tá no circuito McDonald’s desde 2019. A galera já fez mais de dez obras no estilo LSF pra rede. Ou seja: os caras sabem das coisas.
Além disso, teve gente de Curitiba e Floripa na equipe, ajudando a manter o cronograma afiado. No total? 415 m² de pura eficiência, com paredes que aguentam o sol graças à lã de rocha – que serve pra isolar o calor e o barulho.
E como cerejinha no sundae: tudo isso foi feito com quase zero de desperdício, baixo uso de água e emissão de carbono reduzida. Sim, é fast food com consciência. Veja o vídeo:
Elas no comando (e mandando muito bem)
Na liderança da obra, três engenheiras dividiram o controle da missão com precisão suíça. Além da já citada Sheila, teve também a Eng. Gabriele dos Santos, que cuidou da parte legal do projeto, e a Eng. Agnes Rocha, braço direito na operação.
Mais de 130 profissionais participaram da execução da obra, com 40 pessoas trabalhando nas etapas finais. Uma verdadeira coreografia de capacetes – e com direção feminina.
Inauguração? Já já!
A ansiedade bate? Bate. Mas calma, tá quase. A nova unidade do McDonald’s de rua – sim, a primeira de Jaraguá fora do shopping – abre ainda esta semana. Vai ter autoatendimento, McCafé e tudo aquilo que a gente diz que não vai pedir, mas pede sim.

Se você curte um drive-thru, também pode chegar, pedir, pegar e comer em casa.
Como isso impacta a sua vida?
Além de te dar um novo lugar pra afogar as mágoas numa casquinha, esse novo Mc mostra que Jaraguá tá no radar de marcas globais e da tecnologia de ponta. Mais emprego, mais movimento no Centro, e uma cidade cada vez mais ligada em inovação e sustentabilidade.
No fim das contas, é menos sobre Big Mac e mais sobre o fato de que as coisas mudam, melhoram e o futuro tá sendo construído aí, bem do seu lado — rápido, eficiente e com gosto de batata quente.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.