Saúde

Não se esqueça: Pama 1 abre no sábado e no domingo

Atendimento é voltado a pessoas com sintomas de gripe, suspeitas de covid-19. Ir de máscara é obrigatório

05/06/2020

Por

Não se esqueça: Pama 1 abre no sábado e no domingo

A Secretaria de Saúde reforça o atendimento do Pama 1 (bairro Czerniewicz) para pessoas com suspeita de covid-19 neste sábado e domingo, com horário das 7 às 16 horas. O Pama 1 tem atendido cerca de 40 pessoas por dia, durante a semana. Aos fins de semana esse número cai para uma média de 18 pessoas (sábado e domingo). A gerente de Atenção Especializada Joana Moreira Oreano Torri, que coordena o serviço, explica que há dois médicos e um pediatra todos os dias no Pama 1, das 6h30 às 22 horas. Aos fins de semana, com horário reduzido, um médico atende a demanda que chega no pronto atendimento médico ambulatorial. “Febre, dor de garganta, corisa, tosse, dor no corpo, são alguns dos sintomas suspeitos e que são atendidos no Pama 1”, detalha Joana.

Leia mais:

Jaraguá do Sul tem resultados positivos no enfrentamento ao coronavírus

Bolsonaro confirma mais duas parcelas do auxílio emergencial

Sonhos mais realistas ou estranhos durante a pandemia? Descubra o motivo

 

O atendimento começa na entrada do Pama, com uma triagem sobre os sintomas, medição da temperatura corpórea e orientação para higienização das mãos. Após a entrada, a triagem de enfermagem acontece, com medição de pressão e verificação dos sintomas, com um pequeno questionário. No atendimento médico, o profissional checa o quadro de saúde do paciente e, caso cumpra com os requisitos para fazer o teste de covid-19, o paciente é encaminhado para tal. Se for fazer o teste rápido (a partir do 10° dia de sintoma), a pessoa é direcionada ao Laboratório Municipal, localizado nos fundos do Pama 1. Há a coleta de gotas de sangue do dedo, semelhante ao teste rápido para HIV. 

Se for fazer o teste PCR (a partir do 3° dia de sintoma), realizado através de secreção da região anterior ao nariz (nasofaringe), a coleta é feita no próprio Pama 1 e, por meio do Laboratório Municipal, é encaminhada ao Lacen de Florianópolis.

A gerente de Atenção Especializada explica que o atendimento no Pama 1 tem se encaminhado bem e que a orientação é primeiramente ligar para a Central de Orientação sobre o Coronavírus, 0800-643-8089, para evitar exposição desnecessária. Caso haja orientação para ir até o Pama 1, basta se proteger com máscara e levar um documento com foto. Todos os profissionais do Pama 1 receberam treinamento para triagem e realização de teste.  

Serviço

Pama 1
Telefone 2106-8350
Endereço Rua Jorge Czerniewicz, 800 – bairro Czerniewicz
Horário de segunda a sexta: das 6h30 às 22 horas
Horário sábado e domingo: das 7 às 16 horas

Central de Orientação sobre o Coronavírus
Telefone gratuito 0800-643-8089
Todos os dias, das 7h30 às 18 horas
Com teleatendimento médico

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Notícias relacionadas

x