Negócios: empresas de SC se unem e formam gigante no setor de propriedade intelectual

Foto: Divulgação
Duas das mais experientes consultorias de propriedade intelectual do estado uniram forças para criar um novo protagonista no setor. A fusão entre a Stagio, com 36 anos de atuação, e a Cerumar, com 25 anos, resultou na Luthier Propriedade Intelectual, empresa que nasce com um portfólio de mais de 8 mil processos e atuação nacional e internacional.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
A nova marca surge como um dos principais players em PI (propriedade intelectual) do Brasil, atendendo mais de 4.500 clientes de diferentes segmentos — da tecnologia ao agronegócio, da indústria criativa a instituições públicas.
Com sede administrativa em Joinville, e unidades em todas as regiões do estado, além de escritórios em Curitiba (PR) e Palmas (TO), a empresa reúne mais de 50 profissionais especializados, entre advogados, engenheiros e consultores, todos com formação voltada para PI.
O objetivo não é apenas prestar serviços — como registro de marcas, obtenção de patentes, proteção de softwares e desenhos industriais — mas ajudar empresas a compreender a propriedade intelectual como diferencial competitivo e ativo estratégico.

Foco em inovação, startups e expansão internacional
Além do forte portfólio técnico, a Luthier PI mira no suporte a startups e empreendedores, oferecendo orientação desde os primeiros passos para garantir que ideias sejam corretamente registradas e protegidas. Isso evita erros comuns e aumenta o valor de mercado dos projetos.
A empresa também atua junto a universidades, incubadoras e polos de inovação, promovendo eventos e capacitações que estimulam a valorização do conhecimento como patrimônio.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.