Estadual

Nina Camello e Osmair Gadotti pedem toucas para pessoas em quimioterapia

Em três anos, cerca de 625 mil casos de câncer podem ser diagnosticados no Brasil

25/11/2021

Por

Nina Camello e Osmair Gadotti pedem toucas para pessoas em quimioterapia

Divulgação

No triênio 2020-2022, cerca de 625 mil casos de câncer podem ser diagnosticados no Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Muitas dessas pessoas precisam passar por quimioterapia para destruir as células cancerígenas. Contudo, ao mesmo tempo em que combate o câncer, o procedimento também afeta as células do folículo capilar, ocasionando a queda de cabelo. Esse efeito colateral acaba impactando na autoestima dos pacientes, prejudicando o tratamento. Alguns, inclusive, abandonam a quimioterapia por conta do problema.

Para solucionar isso, uma empresa do Reino Unido criou um equipamento que reduz e inibe a queda de cabelo: a touca inglesa. A tecnologia age cerca de 30 minutos antes de iniciar a quimioterapia e só é retirada da cabeça do paciente uma hora depois que ela acaba. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura entre 18ºC e 22ºC, promovendo uma menor absorção dos fármacos nessa região, já que há uma diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares.

Na sessão de terça-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Nina Santin Camello e o vereador Osmair Gadotti fizeram uma indicação à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde a aquisição dessas toucas inglesas para uso de pacientes do Sistema Único de Saúde no município. Eles lembram que o aparelho já tem o aval da Anvisa e já está sendo utilizados em outros municípios brasileiros.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x