Nova diretoria da Acijs inicia ciclo com definição de prioridades para Jaraguá do Sul
Fotos: Rodrigo Arsego
A nova diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), que estará à frente da entidade pelos próximos dois anos, iniciou a gestão em 1º de janeiro. A mudança marca a transição de comando e o início de um novo planejamento estratégico para uma das principais organizações representativas do setor produtivo catarinense.
Nova presidência assume a Acijs
O administrador de empresas Francisco Tavares Junior passa a ocupar a presidência da Acijs, sucedendo Caroline Obenaus Cani. Aos 45 anos, ele assume a condução da entidade em um momento simbólico para o município, que se prepara para celebrar seus 150 anos de história.
Formado pela Católica SC, Francisco também possui MBA em Finanças, Auditoria, Controladoria e Gestão Empresarial. Atualmente, preside o Conselho da Belluno e construiu uma trajetória marcada pela atuação voluntária em conselhos e entidades como Hospital São José, SCAR e APAE, além de ter integrado diretorias da CDL e da própria Acijs.
Diretrizes e visão para o próximo biênio
Ao assumir o cargo, o novo presidente reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Jaraguá do Sul e região.
“É uma grande honra servir a comunidade empresarial de Jaraguá do Sul e região, especialmente no ano em que nossa cidade completa 150 anos. Vamos seguir apoiando todas as ações relevantes para a cidade e região, atuando como parceiros e protagonistas. Reforçaremos o associativismo, o relacionamento com nossos associados, manteremos a sustentabilidade e continuaremos a desenvolver nossa equipe. Também buscaremos ampliar a nossa representatividade política, incentivando o voto local e mostrando a diferença que nossos representantes fazem”, destaca.

Entre os principais eixos da gestão estão o fortalecimento do associativismo, a sustentabilidade institucional, a valorização da equipe interna e a ampliação do diálogo com diferentes agentes do ecossistema regional.
Conteúdos em alta
Infraestrutura no centro da pauta regional
A infraestrutura permanece como um dos temas estratégicos da Acijs. Francisco Tavares Junior ressalta que o acompanhamento de obras estruturantes continuará sendo prioridade, especialmente aquelas que impactam diretamente a competitividade das empresas.
“Fizemos um trabalho muito intenso de acompanhamento das obras de infraestrutura da nossa região, que há muito tempo impactam diretamente no escoamento da produção e travam o desenvolvimento regional. Além de seguir acompanhando o lote estadual e os lotes federais da BR-280, iremos trabalhar na viabilização do Contorno Oeste, que irá formar uma espécie de anel rodoviário da região”, explica.
Na gestão anterior, o novo presidente atuou como vice-presidente de Articulação Institucional, função que agora será assumida por Ana Paula Hauffe Torquato.
Educação como estratégia de desenvolvimento
Outro pilar central da nova diretoria é a educação, entendida como ferramenta essencial para a transformação de pessoas, empresas e da própria comunidade empresarial. “A educação será um pilar importante porque entendemos que ela transforma pessoas e negócios, além de gerar valor para a Acijs por meio do impulsionamento dos associados e seus colaboradores. Além das trilhas de educação que já possuímos e seguiremos evoluindo, acreditamos no potencial de eventos como o Summit Empresarial e de outros formatos que oportunizem a busca de conhecimento, como missões empresariais.”
A proposta é ampliar iniciativas de capacitação, fortalecer eventos técnicos e estimular a troca de experiências entre empresários e colaboradores.
Associativismo, diálogo e representatividade política
A nova diretoria também pretende ampliar a diversidade interna e a representatividade institucional.
“Constituímos uma diretoria diversa, com representantes de empresas de vários portes, procurando entender o perfil de cada associado. Continuaremos apoiando todas as ações relevantes para a cidade e região, reforçando o associativismo, o relacionamento com os associados, mantendo a sustentabilidade e desenvolvendo nossa equipe. Seguiremos firmes na união de forças e na articulação entre todos os agentes do ecossistema, com a educação como caminho de desenvolvimento para empresas e população.”
No campo político, a ACIJS seguirá atuando de forma institucional e apartidária, incentivando a participação cidadã. “Eleições políticas são naturalmente polêmicas e sensíveis. Nosso papel é trazer informações úteis de forma imparcial e estruturada, para que os eleitores façam escolhas que impactem positivamente a comunidade. Entendemos que é fundamental termos representatividade, especialmente de deputados federais e estaduais, pois cada um deles pode contribuir diretamente por meio de emendas e na articulação com os governos. Iremos incentivar o voto local, mostrando a diferença que nossos representantes podem fazer.”
Respeito ao legado e construção coletiva
Francisco Tavares Junior destaca ainda o respeito à trajetória da entidade e às lideranças que o antecederam. “Tenho profundo respeito pelo legado da Acijs e por todos que me antecederam. Aceitei a missão de liderar esta grande entidade e, baseado no meu histórico de voluntariado em entidades como Apevi, Apae, CDL, Convention Bureau, Hospital São José, Católica SC e na própria Acijs , acredito que isso ajudará no relacionamento com os agentes do nosso ecossistema e na execução dos objetivos.”
Para o presidente, o diálogo é um elemento essencial da atuação institucional. “Vivemos um tempo em que ninguém vence sozinho. Acredito que o diálogo é a melhor forma de construir uma sociedade mais forte e unida. Liderando uma entidade tão representativa como a Acijs, vejo que este trabalho de integração da comunidade contribuirá para que sejamos uma sociedade mais humana e próspera, reforçando nosso orgulho de ser Jaraguá do Sul.”
Posse festiva será realizada em março
Embora a diretoria inicie oficialmente suas atividades em janeiro, a tradicional posse festiva será realizada no mês de março. O evento está marcado para o dia 19, às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), e deve reunir lideranças políticas, empresariais e comunitárias.
A cerimônia simboliza o início formal de mais um ciclo da Acijs, entidade reconhecida pela forte atuação na articulação do setor produtivo e pelo envolvimento com pautas estratégicas para o desenvolvimento regional.
Nova diretoria da ACIJS
Presidente: Francisco Tavares Junior
Vice-Presidente Administrativo: Stephen Salai Stähelin
Vice-Presidente Financeiro: Marcos Rogério Bertoldi
Vice-Presidente de Articulação Institucional: Ana Paula Hauffe Torquato
Vice-Presidente de Urbanismo: Elisane Bender de Freitas
Vice-Presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial: Mirella de Melo
Vice-Presidente de Comunidade: Amilcar Marcelo Nagel
Vice-Presidente de Empreendedorismo e Inovação: Jaime Franzner Junior
Vice-Presidente de Núcleos Empresariais: Alessandra Klein da Silva
Vice-Presidente de Marketing: Francisco Roberto Piermann
Vice-Presidente Comercial: Diego Egas Zaninotto