Jaraguá do Sul

Nova etapa de obras de drenagem inicia no Parque Arena Jaraguá

Após a conclusão deste trabalho a expectativa é iniciar a segunda etapa de obras do Parque Arena que prevê outros investimentos

24/01/2023

Foi assinada na quinta-feira (19) a ordem de serviço para as obras de drenagem pluvial, drenagem de gás e instalação de queimadores de biogás no espaço ao lado da área de lazer do Parque Arena Jaraguá.
As obras fazem parte do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta – TAC – firmado ainda em 1999 entre o Município de Jaraguá do Sul, Ministério Público Federal, Ministério Público de Santa Catarina, Fatma (atualmente IMA), Acijs e Ibama, que previa a recuperação ambiental da área do antigo lixão, mediante projeto específico.

Desde aquela época o Município vem executando as obras no local – em cumprimento ao TAC –, como a implantação de redes coletoras de efluentes gasosos e líquidos, parte da drenagem pluvial, impermeabilização e retaludamento do terreno, revegetação e implantação de um parque. Os serviços sequem, agora, com uma nova fase de obras de infraestrutura.
A empresa vencedora da licitação, a Construtora AJM, de Jaraguá do Sul, tem prazo de 60 dias para a execução dos trabalhos. O valor global da obra é de R$ 382,2 mil.

Após a conclusão deste trabalho a expectativa é iniciar a segunda etapa de obras do Parque Arena que prevê outros investimentos em novos espaços para atividades esportivas (incluindo uma nova e moderna pista de skate), atividades de lazer, área de convivência e paisagismo no local.

Intervenções vão dar mais segurança e recuperação da área

O Governo Municipal lançou em agosto do ano passado o edital de tomada de preços para contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e mão de obra, para execução de drenagem pluvial, interceptor de percolado, drenagem de gás e instalação de queimadores de gás, no Bairro Nova Brasília. É na área da Arena, antigo lixão.

A rede de drenagem pluvial está indicada em quatro áreas distintas que serão drenadas. A primeira delas se localiza ao lado do atual estacionamento, parquinho e quadra de areia da Arena Jaraguá e desaguará em rede pública de drenagem já existente.
A segunda se localiza na área denominada bosque. A terceira área de drenagem se localiza nos platôs acima do P.E.V. (Ponto de Entrega Voluntária) e a quarta e última é uma área de vegetação localizada no entorno do P.E.V. Está área possui escoamento natural da água.

Conforme os resultados do trabalho de sondagens geofísicas em apoio ao projeto de recuperação ambiental de área degradada Arena Jaraguá, realizado por empresa especializada, localizou-se os bolsões de gás existentes. O gás deve ser coletado e drenado para fora do aterro, visando diminuir as pressões internas no maciço de resíduos e evitar riscos de explosão.

 

Área receberá mais três queimadores de gás metano

Para a queima segura do metano e dos gases odorantes, serão adquiridas quatro unidades de queimadores, três instalados nos locais especificados em projeto, e um será usado para substituir o queimador dois já existente, mas em mau funcionamento.
O antigo lixão de Jaraguá do Sul situa-se na área onde hoje está implantada a Arena Jaraguá e o PEV – Ponto de Entrega Voluntária. Segundo estimativas, a área ocupada pelo lixão era de aproximadamente 126.000,00 m² quando as atividades na área foram encerradas.

O queimador tem como função eliminar o excedente da produção de biogás transformando o metano (CH4), presente na composição do mesmo, em gás carbônico (CO2). Ao analisar a área de influência do lixão, estão identificados dois que fazem a queima dos gases oriundos da decomposição dos materiais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x