Nova lei nacional cria rota turística com Jaraguá, Guaramirim e Corupá na lista; entenda!
Foto: Divulgação/Parque Malwee
Com paisagens deslumbrantes, tradição europeia preservada e belezas naturais, Jaraguá, Guaramirim e Corupá agora fazem parte de um roteiro que promete colocar ainda mais essas cidades no mapa do turismo nacional.
As três cidades foram incluídas oficialmente na Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, reconhecida por lei federal – Lei nº 15.165/2025 – sancionada nesta semana. O novo roteiro fortalece o potencial da região como destino para quem busca cultura, história, boa gastronomia e contato com a natureza.

O eixo principal da rota segue pelos trechos das BRs 101 e 280, ligando as cidades a Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho.
O nome Caminho dos Príncipes faz referência a um episódio histórico de 1853, quando as terras da região fizeram parte do dote da princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, ao se casar com o príncipe de Joinville. Desde então, a história europeia está profundamente ligada ao desenvolvimento dessas cidades.
Veja as cidades que fazem parte da rota:
- Araquari
- Balneário Barra do Sul
- Campo Alegre
- Corupá
- Guaramirim
- Jaraguá do Sul
- Joinville
- Rio Negrinho
- São Bento do Sul
- São Francisco do Sul
Turismo rural e cultural em destaque
A nova rota valoriza experiências ligadas ao ecoturismo, esportes de aventura e ao turismo rural, setores que já são fortes em Corupá, Guaramirim e Jaraguá do Sul. A expectativa é que a iniciativa ajude a organizar roteiros conjuntos, atraia visitantes e fortaleça a economia local.
Conteúdos em alta

Cidades como Corupá, conhecida pelas cachoeiras e pela Mata Atlântica, e Jaraguá, com sua tradição germânica e natureza preservada, devem ganhar ainda mais visibilidade com a chancela oficial da rota. Guaramirim também se beneficia, reforçando seu papel como destino de turismo rural e cultural.
Como isso impacta sua vida?
Com a oficialização da Rota Caminho dos Príncipes, Jaraguá, Guaramirim e Corupá estarão ainda mais focadas em movimentar o setor de turismo, comércio e serviços. Para a população, significa mais oportunidades de emprego, renda e valorização do patrimônio cultural e ambiental das cidades.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.