Geral

Nova linha de transmissão vai impactar cidades da região

Cidades serão interceptadas e linha terá mais de 700 torres

31/03/2022

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu em julho de 2021 a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a empresa Neoenergia ampliar as Linhas e Redes de Transmissão de Energia Elétrica do Empreendimento Joinville Sul – Itajaí II – Biguaçu. O empreendimento, no valor de R$ 1 bilhão, é fundamental para melhorar a disponibilidade de energia do sistema elétrico da região.

A empresa venceu o Lote 1 do Leilão 004/2018, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica no final de dezembro daquele ano e para fins de execução do licenciamento ambiental e das atividades de instalação, operação e manutenção da Linha de Transmissão LT 525/230/138 kV Joinville Sul – Itajaí II – Biguaçu, subestações e seccionamentos associados e demais projetos e estruturas desse Lote foi criada a Sociedade de Propósito Específico (SPE) denominada EKTT 11 Serviços de Transmissão de Energia Elétrica.

Técnicos da empresa estão realizando reuniões nos municípios que serão cortados pela linha. Na terça-feira (29) aconteceu em Schroeder com lideranças locais, quando foi informado que a previsão é de que o canteiro de obras, que será instalado em Guaramirim, esteja em funcionamento em meados de julho deste ano.

Segundo o relatório de impacto ambiental aprovado pelo IMA, 16 cidades serão cortadas pela linha de transmissão e um total de 563 propriedades serão afetadas pela faixa de servidão do empreendimento, sendo 553 propriedades rurais e 10 urbanas, dados esses obtidos por meio do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (2019) e pelos levantamentos realizados em campo.

A nova linha de transmissão terá 290,59 quilômetros. Municípios do Vale do Itapocu fazem parte do traçado, sendo que em Jaraguá do Sul são 52,97 km (18,93% do total), o mais impactado, com linha dupla. Em Guaramirim são 43 km, São João do Itaperiú 11,57 km, Massaranduba 8,86 km, Corupá com 0,99 km e Schroeder 16,67 km.

Cidades serão interceptadas e linha terá mais de 700 torres

Na construção de todo o empreendimento serão instaladas aproximadamente 742 torres estaiadas e autorportantes. As torres autoportantes são instaladas normalmente em vértices (ângulos) e as torres estaiadas durante trechos lineares, quando ocorre o alinhamento do traçado. Ao longo do trecho haverá necessidade de supressão da vegetação em aproximadamente 311 hectares.

Os municípios que serão interceptados pela Linha de Transmissão são: Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, Joinville, Massaranduba, São João do Itaperiú, Luiz Alves, Barra Velha, Balneário Piçarras, Navegantes, Ilhota, Itajaí, Camboriú, Tijucas e Biguaçu.

Foto: Reprodução.

A obra faz parte do conjunto de obras necessários para a ampliação de reforços nos sistemas de transmissão do SIN, especificamente para a região Nordeste de SC, sendo parte de um planejamento estratégico que busca viabilizar o intercâmbio energético das fontes geradoras, em especial da região Norte, com os subsistemas com demanda.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x