Nacional

Novembro Azul e o câncer de próstata

Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença

11/11/2021

Por

Novembro Azul e o câncer de próstata

Divulgação

Considerado o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença no país entre os homens. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. A campanha Novembro Azul serve de alerta à gravidade e prevenção desta doença silenciosa e que não costuma mostrar sinais até que esteja em estágio bastante avançado. Exames rotineiros e preventivos, como o de toque retal que se faz necessário após os 50 anos de idade, são importantes para se evitar um possível diagnóstico tardio da doença.

Entre os principais sintomas da doença, estão a disfunção erétil, micção frequente, fluxo urinário fraco, aumento de a vontade urinar à noite, sangue ou sêmen na urina e dor na lombar, irradiada ou não para os membros inferiores. Os sintomas são mais comuns quando o câncer já está mais avançado e nestes casos, podem ser resultantes de invasão da bexiga, reto e ossos da bacia.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x