Saúde

Novo decreto estende as regras vigentes em todas as atividades

O Comitê consultou o Ministério Público sobre a possibilidade de flexibilizar as regras, mas não é possível por existir um decreto superior, do Estado.

11/09/2020

Por

Novo decreto estende as regras vigentes em todas as atividades

A Administração Municipal publicou novo decreto válido até o dia 16 de setembro, estendendo as regras e as restrições de várias atividades para evitar o aumento do contágio da Covid-19.

A curva está decrescente faz algumas semanas e dos pacientes apenas 5% estão em tratamento e a maior parte deles em casa.

Entre as principais medidas que seguem valendo estão a retomada do transporte coletivo, a autorização para realização de eventos em formato drive-in, e para realização de almoços e jantares exclusivos, com a participação de no máximo de 50 pessoas, observando o distanciamento mínimo, uso de luva e máscara, álcool em gel em cada mesa, ficando proibida a apresentação de música ao vivo, esporte ou entretenimento, bem como a transmissão de lives por telão ou outro dispositivo.

O horário permitido para estas atividades segue o mesmo para funcionamento de restaurantes e similares, das 6h às 22h, de segunda-feira a domingo.

As demais suspensões estão prorrogadas até dia 16 de setembro, incluindo a abertura de parques temáticos e circos. O parque instalado no início da Ilha da Figueira não poderá funcionar antes do dia 16, conforme a presidente do Comitê Covid-19, Emanuela Wolff.

As atividades esportivas recreativas, como jogos de futebol, permanecem proibidas por determinação do governo do Estado de Santa Catarina.

O Comitê consultou o Ministério Público sobre a possibilidade de flexibilizar as regras, mas não é possível por existir um decreto superior, do Estado, proibindo isso.

Leia Mais:

Rigor nas restrições se deve ao decreto estadual que é superior

O rigor das medidas se dá devido ao fato de Jaraguá do Sul estar no grupo das 19 cidades da região Nordeste de Santa Catarina classificado como em estado gravíssimo.

O Comitê de Combate a Covid-19 vem há meses questionando essa classificação, até porque Jaraguá do Sul tem o mais baixo índice de letalidade entre as 13 maiores cidades de Santa Catarina e também a mais baixa curva de contágio de coronavírus.

A presidente do Comitê, Emanuela Wolff, reforça que a classificação deveria levar em conta a realidade local para que Jaraguá do Sul possa tomar as decisões levando em conta a situação do município que há cinco semanas vem registrando quedas consecutivas na curva de contágio e na demanda por atendimento.

 

Notícias relacionadas

x