Corupá

Novo Ensino Médio abrangerá todas as escolas a partir deste ano

Na região são cinco escolas-piloto

13/01/2022

Por

Novo Ensino Médio abrangerá todas as escolas a partir deste ano

Divulgação

Profissionais de educação da rede estadual podem participar a partir desta quarta-feira (12) do curso de formação continuada para implantação do Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo é promover um aprofundamento sobre o NEM e o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, tendo em vista a obrigatoriedade do novo modelo a partir de 2022 em todas as escolas da rede.

Santa Catarina conta com 214.601 alunos regularmente matriculados no Ensino Médio e 39.897 professores espalhados por 711 escolas (dados de setembro/2021). Dessas, 120 são escolas-piloto, que já fizeram a flexibilização do currículo para o novo modelo em 2020.

Na região, são escolas-piloto a Duarte Magalhães, Lino Floriani e Holando Marcellino Gonçalves (Jaraguá do Sul); em Corupá, a Escola Tereza Ramos e, em Guaramirim, a Escola Lauro Zimmermann. O curso tem carga horária de 20 horas e será realizado de forma remota, por meio de conteúdo online até o dia 15 de dezembro.

O Novo Ensino Médio será aplicado em todas as escolas estaduais de Santa Catarina, a partir deste ano. Empregado de forma piloto em 120 instituições do Estado desde 2019, este é um projeto do Governo Federal que foi aprovado em 2017.

A ideia é despertar nos estudantes o gosto pelos estudos e aproximá-los do mercado de trabalho, ajudando na decisão sobre qual caminho seguir após a conclusão do Ensino Médio. Até então, o ensino médio tinha carga de 800 horas anuais e com o novo modelo, o tem mínimo será de mil horas por ano, ou 3 mil horas ao longo de três anos.

Com o projeto, o currículo escolar também teve alterações. Além da parte dedicada à formação básica com as matérias fixas, como Português, Matemática e História, também será incluída uma outra destinada aos chamados “itinerários formativos”, onde os alunos poderão escolher por fazer disciplinas eletivas – que não são convencionais – de acordo com seus interesses. Entre elas, estão: Tecnologia, Educação Financeira, Educação Empreendedora, Prática de Libras e Matemática Financeira.

Os estudantes também poderão escolher uma segunda língua estrangeira – além do inglês – para cursar. E um bônus é poder optar por participar do Projeto de Vida, uma disciplina voltada para conversa com o professor sobre planos de carreira e formação profissional. As mudanças ocorrerão em 727 unidades de ensino da rede estadual no início deste ano letivo para os alunos que entrarem no 1º ano do Ensino Médio. Já nos 2º e 3º ano, as alterações devem ser graduais e dependem da estrutura oferecida por cada escola.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x