Nacional

Novo modelo da CNH: entenda o que vai mudar em 2022

A partir de 1º de junho de 2022 o modelo da Carteira Nacional de Habilitação sofrerá alterações

04/01/2022

Por

Novo modelo da CNH: entenda o que vai mudar em 2022

Divulgação

A partir de 1º de junho de 2022 o modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofrerá alterações. A nova regulamentação das especificações, da produção e expedição da Carteira CNH foi publicada em dezembro por intermédio da Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Conforme a Resolução, o novo modelo será expedido tanto em meio físico como digital. As informações como restrições médicas e exercício da atividade remunerada continuarão constando em campo específico de forma abreviada.

Além da predominância das cores verde e amarela, outra alteração é a inclusão da letra “P”, para indicar que o condutor tem Permissão para Dirigir (PPD), ou “D” para apontar que o motorista tem CNH definitiva.

Categorias de habilitação

O que chama a atenção no novo modelo da CNH é a forma como estarão relacionadas as categorias de habilitação para as quais o condutor seja habilitado. Nela constam, por exemplo, classificações como B1, CE, C1E, que inexistem dentro do processo de habilitação brasileiro. De acordo com o modelo previsto pela Resolução 886/21, as categorias de habilitação seriam divididas em 14 combinações de letras A, B, C e D e algumas opções com o número 1.

Não será obrigatória a troca a partir de julho de 2022. Os modelos de CNH que estão circulando atualmente permanecem válidos até a data de vencimento indicada no documento.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x