Educação

Novos conselheiros tutelares serão escolhidos domingo

Esta é a segunda vez em que há eleição direta e unificada para conselheiros tutelares no País. A primeira aconteceu em 2015, após uma alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente que estabeleceu o voto direto para as funções

04/10/2019

Por

Novos conselheiros tutelares serão escolhidos domingo

Os Conselhos Tutelares, em todo o País, terão novos representantes a partir do ano que vem. A eleição dos novos conselheiros para a gestão 2020-2024 ocorre no domingo (6) em todas as cidades, em locais de votação previamente definidos pelos Conselhos dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Prefeituras e Comissões Eleitorais, de acordo com as peculiaridades de cada uma.

A escolha, realizada pela segunda vez e com participação facultativa do eleitor, tem o objetivo de aumentar a presença dos eleitores nas urnas e aproximar a população dos Conselhos. Em Santa Catarina serão eleitos 1,5 mil conselheiros para os 295 municípios. Em 119 deles haverá urnas eletrônicas para a votação, caso de Jaraguá do Sul e cidades da região.

Nos outros, a escolha será feita por meio de cédulas de papel. A eleição ocorre entre 8h e 17h de domingo. Qualquer pessoa com o título de eleitor regular pode votar e as condições de participação são as mesmas que em qualquer eleição.

Esta é a segunda vez em que há eleição direta e unificada para conselheiros tutelares no País. A primeira aconteceu em 2015, após uma alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente que estabeleceu o voto direto para as funções.

Em Jaraguá do Sul, 14 candidatos buscam uma das cinco vagas de titular. A votação será na Escola Abdon Batista. Haverá 15 urnas eletrônicas. Será dado voto para apenas uma candidata. O número tem três dígitos. Confira quem são nas imagens anexas.

Em 2015, um total de 5.504 eleitores votaram para conselheiro tutelar em Jaraguá. A expectativa é de que muito mais eleitores compareçam no domingo na Abdon Batista. O desafio é que o eleitor vá ao local de votação e exerça o seu direito, com o título e um documento de identificação com foto.

Notícias relacionadas

x