Como a construção de novos parques mudou a relação do jaraguaense com a cidade
Fotos: PMJS | Montagem: JDV
Quem vive em Jaraguá do Sul, ou costuma passear por aqui, sabe o quanto os parques são importantes para o cotidiano da cidade. Todos os dias, especialmente nos fins de semana, milhares de jaraguaenses escolhem algum dos parques à disposição para se exercitar, se conectar com a natureza ou, simplesmente, aproveitar bons momentos com os amigos ou a família.
Mas até pouco tempo atrás o cenário era bem diferente. Se voltarmos seis anos no tempo, Jaraguá do Sul contava apenas com o Parque Malwee como opção de lazer. Amado pelos jaraguaenses, ele era praticamente a única opção para quem queria um programa ao ar livre.
E, embora o Parque Malwee ainda seja um dos pontos mais queridos de Jaraguá do Sul, a cidade viu, nos últimos anos, o surgimento de novos parques. Como se sabe, eles mudaram completamente a forma como a população se relaciona com a cidade e elevaram a qualidade de vida dos moradores.
Um estudo da revista Nature apontou que passar pelo menos duas horas por semana em áreas verdes, o que inclui os parques urbanos, ajuda a aliviar o estresse e a deixar a mente tranquila. Nesse sentido, se Jaraguá do Sul tem um ritmo de vida corrido, com suas indústrias e economia pujante, os moradores também passaram a contar com muitas opções para renovar o corpo e o espírito para a luta do dia a dia.
Três novos parques públicos em um curto espaço de tempo
Foi em um curto espaço de tempo, durante a gestão de Antídio Lunelli, que três novos parques públicos ganharam forma e viraram verdadeiros points da cidade. Eleito para seu primeiro mandato em 2016, ele assumiu o projeto do Parque da Via Verde, fazendo com que a obra tivesse as dimensões atuais.
Conteúdos em alta
E hoje, passados alguns anos de sua inauguração (2019), é até difícil imaginar a cidade sem sua presença na Ilha da Figueira. Considerado o primeiro parque alagável de Santa Catarina, o espaço oferece pistas de caminhada, quadras esportivas, ciclovia e áreas de convivência.
Por isso mesmo, tornou-se um ponto de escape para milhares de jaraguaneses que querem sair da rotina. Basta passar por ali no fim de tarde para ver como o local já ganhou o coração dos moradores da cidade.

Para Daiana Zanovello, a escolha dela e da família de morar na Ilha da Figueira se deu justamente pela existência do Parque da Via Verde: “Tem um pôr do sol lindo e é um ambiente muito agradável para as crianças”, resumiu.
Além de tudo isso, o espaço ainda cumpre uma função essencial: ajudar a conter enchentes que historicamente atingem Jaraguá do Sul.
A construção do parque, portanto, foi um marco importante para a cidade. Mas alguns meses antes dele, já havia sido inaugurado o Parque da Arena, que nasceu da ampliação do entorno da Arena Jaraguá. O local ganhou pistas de caminhada, academia ao ar livre, quadras de areia e playground, atraindo famílias e grupos de amigos que buscam lazer acessível.
Em pouquíssimo tempo, portanto, dois novos parques já ajudavam a preencher o cenário jaraguaense. Mas ainda viriam outros.
Parque da Inovação
Fechando a lista de parques públicos que mudaram a cara da cidade, aparece o Parque da Inovação. Inaugurado em 2021, também sob a gestão de Lunelli, o espaço tem cerca de 55 mil metros quadrados e é ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza sem sair da cidade.
Localizado no bairro Três Rios do Sul, o espaço conta com trilhas para caminhada e pedalada, jardim sensorial, áreas verdes bem cuidadas e a charmosa Ponte dos Desejos.

Recentemente, aliás, o Parque da Inovação passou por algumas melhorias, que incluem a ampliação da rede de drenagem, ajustes no sistema elétrico e a instalação de infraestrutura para câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial.
A cada dia que passa, portanto, o ambiente se torna mais atrativo para os moradores. Não à toa, famílias, jovens e idosos encontram ali um ambiente agradável para relaxar, socializar e aproveitar momentos ao ar livre.
Pico Malwee
Mas vale ressaltar que, em 2020, Jaraguá do Sul também ganhou outro ponto de lazer que já é amado por todos: o Pico Malwee. Ao contrário dos demais, este nasceu da iniciativa privada. Idealizado por Wandér Weege, o espaço encanta todos os visitantes por seus mirantes e sua vista privilegiada da cidade.

Além disso, a presença de simpáticas lhamas dá um toque todo especial ao ambiente. E, claro, há também 19 choupanas muito bem equipadas para quem deseja curtir o dia no Pico Malwee e fazer um churrasco com os amigos. Dessa forma, é possível ficar envolto à natureza em grande estilo, aproveitando o momento da melhor forma possível.
O impacto dos novos parques para Jaraguá do Sul
A criação desses quatro parques praticamente em sequência representou uma mudança de patamar para Jaraguá do Sul. A cidade, que já se destacava no cenário catarinense por sua economia, agora também é vista como exemplo de planejamento urbano que valoriza a qualidade de vida.
Os espaços se tornaram parte da rotina dos moradores, oferecendo opções para todas as idades: desde quem busca atividade física, até quem deseja apenas caminhar e respirar ar puro. Além disso, o modelo do Parque Via Verde reforça a importância de soluções urbanas que unem lazer e prevenção de riscos ambientais.
E é comum que que os novos espaços, principalmente os parques da Via Verde e da Inovação, recebam apresentações artísticas e sirvam para a promoção de atividades físicas. O melhor de tudo é que todos eles, incluindo o Pico Malwee, são gratuitos e, por isso mesmo, acessível a todos os moradores de Jaraguá do Sul.