Esportes

O esporte utilizado como ferramenta de valores e transformação social em Jaraguá

Com o foco voltado para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, o programa disponibiliza aulas gratuitas de iniciação esportiva

07/10/2021

Por

O esporte utilizado como ferramenta de valores e transformação social em Jaraguá

Divulgação

Atuar como agente de transformação social, utilizando o esporte como ferramenta auxiliar na construção de valores morais e habilidades socioemocionais. Esse é um dos objetivos do Programa Esporte e Arte do Parque, iniciado em agosto pela secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul.

Com o foco voltado para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, o programa disponibiliza aulas gratuitas de iniciação esportiva no Parque da Inovação e no Parque Linear Via Verde, orientadas por profissionais do Programa Bolsa Desportiva Municipal e por servidores da secretaria com formação na área de Educação Física.

Na última semana de setembro, o coordenador de atletismo, Caius Ananda Xavier dos Santos e o coordenador do Parque da Inovação, Mateus Conzati, acadêmico de Educação Física, ministraram uma aula com simulação de condições de mobilidade reduzida, tanto temporária, como a causada pelo avanço da idade, acidentes, cirurgias, bem como as limitações permanentes, no caso de pessoas com deficiência física.

As atividades incluíram tornozeleira com pesos simulando a situação das pessoas idosas, cadeiras de rodas, muletas e óculos propositalmente embaçados. Os obstáculos simularam situações encontradas diariamente pelas pessoas com problema de mobilidade reduzida e a reação das crianças foi de espanto diante das dificuldades enfrentadas.

“O principal objetivo do programa Arte e Esporte no Parque é ampliar as ações da Secel junto à comunidade, exercendo um papel de agente auxiliar de transformação social, por meio do esporte, da cultura e do lazer. A forma lúdica facilita o aprendizado de lições de conduta social, respeito e inclusão para nossas crianças e jovens”, observou a secretária Natália Lúcia Petry.

Os equipamentos utilizados foram emprestados pela gerência de Programas de Saúde da Secretaria da Saúde.

(Com colaboração de Dinalberto Moreira).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp ou CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de Telegram!

Notícias relacionadas

x