Geral

Odontologia tem nova forma de atendimento e deve diminuir ausências em Jaraguá

Desse total, 2.617 são de pacientes adultos e 1.268 de pacientes infantis

18/08/2021

Por

Odontologia tem nova forma de atendimento e deve diminuir ausências em Jaraguá

De janeiro até a primeira quinzena de maio, mais de 3,8 mil pacientes faltaram nas consultas odontológicas, de acordo com a Atenção Primária à Saúde, da secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul. Desse total, 2.617 são de pacientes adultos e 1.268 de pacientes infantis. Essa alta taxa de absenteísmo repercute em todos os envolvidos: gestão, cirurgião-dentista e paciente.

Leia mais:

Segundo a diretora de Saúde, Sílvia Bonato Curty, para a gestão, tem um custo financeiro, pois a hora de trabalho do profissional odontológico é paga com ou sem o comparecimento do paciente. Para o cirurgião-dentista as faltas geram redução da produtividade e para o paciente acarreta atraso no diagnóstico e tratamento adequado.

Mas o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, acredita que, com a mudança no modelo de atendimento do Ministério da Saúde, que valoriza a demanda espontânea, a taxa de absenteísmo tende a diminuir, isso porque a Odontologia das Unidades de Saúde trabalhará sem fila de espera e a maioria das vagas dos cirurgiões-dentistas serão ofertadas para o mesmo dia, melhorando o acesso no momento da real necessidade do paciente. “Isso é importante, porque faltas geram desperdício de recursos públicos e a redução da produtividade”.

Mesmo com a busca ativa do paciente na fila de espera, ou seja, quando ocorre a procura de pacientes sintomáticos (com dor) aguardando em lista de espera para consulta odontológica na Unidade de Saúde, durante a pandemia nos meses de outubro de 2020 a fevereiro de 2021, ainda nota-se alta taxa de absenteísmo.

A odontologia já atende sob essa nova forma de organização, ou seja, pela demanda espontânea, sendo que a quantidade de vagas ofertadas segue a capacidade máxima operativa do serviço, conforme determinado pelo Governo do Estado, considerando a Matriz de Risco de SC, em virtude da pandemia da Covid-19.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x