Jaraguá do Sul

Oficina de memória ajuda aspectos relativos ao envelhecimento

O Centro de Convivência desenvolve a oficina de estimulação Ativando a Memória, oferecida semanalmente a três grupos

11/07/2023

O Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, dentre as atividades oferecidas às pessoas com 60 anos e mais, está o serviço de Terapia Ocupacional, que busca desenvolver a autonomia e o seu papel ativo perante suas atividades de vida diária, recreação e lazer, bem como atuar na prevenção dos aspectos relacionados ao envelhecimento.

Na população idosa, as funções cognitivas são afetadas e entram em declínio, geralmente manifestando-se após a ocorrência de algumas doenças comuns na idade avançada (Acidente Vascular Encefálico, Alzheimer, estresse, depressão, entre outras) ligadas em grande parte à falta de atividade mental que segue paralelamente ao envelhecimento. Aliado a isso, há o isolamento social e a falta de estimulação cognitiva intencional, mostrando-se como agravantes para as dificuldades de memória.

Sendo a memória fundamental para a qualidade no desempenho funcional do idoso nas atividades diárias, o Centro de Convivência desenvolve a oficina de estimulação Ativando a Memória, oferecida semanalmente a três grupos com capacidade máxima de 12 pessoas em cada e com duração por encontro de uma hora e meia.

Segundo a terapeuta ocupacional e técnica das oficinas, Eleonora Weimar de Melo, este trabalho é feito por meio de atividades de raciocínio, atenção, motricidade, concentração com dinâmicas, jogos e brincadeiras.

Idosos interessados em participar da oficina Ativando a Memória podem entrar em contato com o Centro de Convivência pelos telefones 3370-7562 ou 3272-3116.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x