Política

Olho nas urnas! Quem são os candidatos a Governador do Estado (1)

Confira quem são os os candidatos a Governador por Santa Catarina

17/08/2022

Carlos Moisés da Silva (Republicanos)

(Foto: Mauricio Vieira/Secom)

Em 2018, o PSL lançou chapa majoritária apenas para dar palanque ao então deputado federal Jair Messias Bolsonaro, candidato do partido à presidência da República. Dois ilustres desconhecidos disputavam um cargo eletivo. A advogada e agricultora Daniela Reinher (Chapecó) de vice e o bombeiro militar aposentado, Carlos Moisés da Silva (Tubarão) como cabeça de chapa. Na “onda Bolsonaro”, a dupla foi para o segundo turno, derrotando o então deputado Gelson Merisio (PSD), o favorito das pesquisas eleitorais. Foram 2.644.179 milhões de votos para Moisés e 1.075.242 milhão para Merisio. Udo Döhler (MDB) ex-prefeito de Joinville, é o vice de Moisés. Avante, Democracia Cristã, PSC e Podemos também apoiam. Moisés completa 55 anos hoje (17). Udo Döhler completa 80 anos em 28 de outubro.

Alex Borges Alano (PSTU)

(Foto: Divulgação)

Graduado em Filosofia, o professor Alex Borges Alano, 47 anos, leciona na rede pública estadual de ensino de Criciúma. Alano é professor da rede pública estadual há mais de 14 anos. Também um ativista sindical em defesa da categoria dos professores, sua vice é a também professora Gabriela Santetti, 32 anos. O PSTU concorre em chapa pura. Alano disputa cargo eletivo pela primeira vez. Gabriela candidatou-se a prefeita de Florianópolis em 2020, obtendo votação ridícula: 373 votos.

foto2

Décio Nery de Lima (PT)

(Foto: Divulgação)

A carreira política do presidente estadual do PT começou em 1992, quando se elegeu vereador. Em 1996, elegeu-se prefeito de Blumenau, sendo reeleito em 2000. Lima, 61 anos, com três mandatos de deputado federal (2007/2019), candidatou-se a governador em 2018 (chapa pura). Entre oito candidatos, ficou em quarto lugar, com 460.889 mil votos. Lima, que também é advogado e professor, tem como vice a microempresária Bia Vargas (PSB), 35 anos. Em 2020 ela foi candidata a vice-prefeita de Içara (um ex-distrito de Criciúma). Alex Michels, então candidato a prefeito, era do PSD. A chapa de Lima é apoiada, também pelo Solidariedade, PCdoB, PSB e PV.

foto3

Jorge Boeira (PDT) 

(Foto: Divulgação)

Em 1982 o PDT entrou pela primeira vez na disputa pelo governo do Estado. Com a ex-deputada federal Lígia Doutel de Andrade (Florianópolis), hoje com 87 anos. Em 1986 o partido foi à disputa majoritária com o advogado criminalista Acácio Bernardes (Blumenau). Em 2006 a tentativa foi com o atual presidente do partido, Manoel Dias, que foi o vice de Ângela Amin quatro anos depois, em 2010. Em 2018 o PDT apoiou Gelson Merisio (PSD). Boeira, 66 anos e com quatro mandatos de deputado federal, é empresário do ramo metal-mecânico. O vice é Dalmo Claro de Oliveira (PDT/Joinville), 67 anos de profissão médico.

foto4

Leandro Borges (PCO)

(Foto: Divulgação)

Aos 31 anos, o marceneiro Leandro Borges, faz a sua estreia nas urnas como candidato a cargo eletivo pelo desconhecido Partido da Causa Operária. Natural de Cascavel (PR). O vice é Jair Fernandes de Aguiar Ramos, 36 anos, de profissão carpinteiro e marceneiro.

(CONTINUA…)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x