Esportes

Passagem da tocha olímpica por Jaraguá completa oito anos no sábado

Neste sábado, 13 de julho, completa-se oito anos da passagem da tocha olímpica por Massaranduba e Jaraguá do Sul

10/07/2024

Neste sábado, 13 de julho, completa-se oito anos da passagem da tocha olímpica por Massaranduba e Jaraguá do Sul. Um dos principais símbolos das Olimpíadas Rio 2016 passou por Jaraguá do Sul. Exaltando o espírito esportivo e representado a paz, a união e a amizade, a tocha olímpica emocionou o público que a acompanhou no percurso de cerca de sete quilômetros pela área central da cidade.

 

Usada para passar a chama de um condutor a outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, a tocha saiu do Centro Cultural Scar, percorreu diversas ruas da cidade e, por fim, foi recebida na Arena Jaraguá, de onde se despediu dos jaraguaenses.

 

olimp

No pátio da Arena Jaraguá, uma multidão se reuniu para acompanhar a chegada da tocha, trazida pelo ex-atleta do voleibol Benhur Sperotto, no último trecho. Em um palco montado em frente à Arena, Sperotto foi o responsável por encerrar a cerimônia, em meio a muitos aplausos.

 

Um dos condutores da tocha, o advogado Giovani Elias Brugnago, lembra com emoção da data e de ter recebido na subida da Arena a tocha. “Fui o antepenúltimo. Uma multidão se aglomerava no local. Foi indescritível. Guardo com extremo carinho e orgulho essa tocha que recebi da Nissan, em local especial”, conta.

 

Vias como Epitácio Pessoa, Getúlio Vargas, Marechal Deodoro da Fonseca e João Planincheck foram palco da passagem da tocha olímpica por Jaraguá do Sul no dia 13 de julho de 2016, uma quarta-feira. Foram 35 revezadores que carregaram o símbolo. Cada um, por cerca de 200 metros. O trajeto iniciou na Scar (Czerniewicz) e terminou na Arena Jaraguá, totalizando 7,6 quilômetros de revezamentos.

 

A escolha das ruas, do dia e horário foi feita pelo comitê do revezamento da tocha Rio 2016. Os organizadores priorizaram o trajeto que passa em frente a patrocinadores oficiais das Olimpíadas 2016, como Bradesco e Nissan.

 

A coordenação local do revezamento ficou responsável pelo esvaziamento prévio das ruas e organização do trânsito, em conjunto com a Polícia Militar e Diretoria de Trânsito, e pela cerimônia com apresentações culturais e esportivas na Arena Jaraguá, onde a tocha permaneceu por 15 minutos.

 

De lá, o símbolo seguiu em comboio para São Francisco do Sul.

 

 

Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x