Saúde

OMS espera identificar mais casos de varíola dos macacos no mundo

Até o último sábado (21), 92 casos haviam sido confirmados

23/05/2022

Por

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é esperado a identificação de mais casos de varíola dos macacos na medida em que expande a vigilância em países onde a doença normalmente não é encontrada.

Até o último sábado (21), 92 casos haviam sido confirmados e 28 casos suspeitos de varíola foram relatados em 12 estados-membros que não são endêmicos para o vírus. A informação é da agência da Organização das Nações Unidas (ONU). A agência prometeu divulgar mais orientações nos próximos dias para os países, sobre como mitigar a propagação da doença.

“As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos”, acrescentou a ONU.

Varíola dos macacos

Os sintomas principais da doença são: febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Depois, vem uma coceira dolorida, que geralmente começa no rosto e se espalha pelo corpo. A infecção costuma terminar por conta própria após 14 a 24 dias. A OMS estima que 3% a 6% dos casos resultem em morte.

O Brasil não tem caso registrado, mas a infecção de um cidadão brasileiro foi notificada na Alemanha.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x