Geral

Ônibus elétrico passa a circular em Jaraguá do Sul

O ônibus elétrico possui capacidade para transportar 38 passageiros sentados

26/08/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Já está em Jaraguá do Sul o primeiro ônibus elétrico, batizado de eBus, movido a energia solar do Brasil. O projeto foi desenvolvido pela empresa jaraguaense WEG em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O lançamento oficial está marcado para semana que vem, no Centro de Inovação. 

Leia mais

O eBus começou a circular em Florianópolis em 2017 com o objetivo de transportar alunos, professores e funcionários da instituição. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, aportou na época, cerca de R$ 1 milhão para o desenvolvimento tecnológico do projeto. 

Conforme informações extraoficiais apuradas pelo JDV, o ônibus passou por alguns pontos da cidade para fazer as medições e os testes finais para entrar em operação. 

Ele deve ser usado de sexta-feira a domingo para levar as pessoas até os parques de Inovação e Via Verde e durante a semana para transportar as pessoas parceiras do projeto.

O eBus estará no município nos próximos meses com o intuito de despertar a população para esse novo cenário, onde a inovação tem protagonismo essencial na transformação da sociedade.

Como funciona o ônibus elétrico

O ônibus elétrico possui capacidade para transportar 38 passageiros sentados, possui a propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW, e um inversor de frequência CVW 900 ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor. 

O sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. 

O sistema de recarga será realizado por eletroposto WEG de 60kW que tem a capacidade de realizar a recarga do total do eBus em 1 hora instalado na garagem da Viação Canarinho. O ônibus conta também com sistemas de internet Wi-fi de alta velocidade e mesa de reunião para os passageiros.

O ônibus elétrico é uma parceria entre a prefeitura de Jaraguá do Sul, WEG, Senai, Canarinho, Fotovoltaica UFSC, Sapiens Parque, Fiesc, Mercedes, Marcopolo, Eletra e Governo Federal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x