Operação Rota da Fumaça apreende estoque de produto irregular usado em narguilés
Ação foi realizada no município de Biguaçu (SC), nesta terça-feira (9/5), e envolveu diversos órgãos públicos. Produtos irregulares apreendidos totalizam R$ 10 milhões.
A Anvisa realizou, na manhã desta terça-feira (9/5), uma operação conjunta de fiscalização em uma empresa importadora de fumo de narguilé. A localização da empresa é no município de Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis (SC). Além da Agência, a ação envolveu a Vigilância Sanitária (Visa) estadual, a Receita Federal, a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC) e o Ministério Público.
Chamada de Rota da Fumaça, a operação detectou uma grande quantidade de produto fumígeno (fumo para narguilé) de diversas marcas, como Zomo, Nay, FDC e Desvall, sem regularização junto à Anvisa. Também foram encontrados produtos regularizados, mas com dados de localização do fabricante diferentes das informações fornecidas à Agência no processo de regularização.
Durante a operação, a Receita Federal (RF) apreendeu cerca de 1,3 milhão de caixas de fumo para narguilé. Isso corresponde a todo o estoque do produto que estava armazenado na empresa, totalizando o valor estimado de R$ 10 milhões em mercadorias com finalidade de descaminho (importação ou exportação de mercadoria lícita sem o recolhimento dos impostos devidos).
Além disso, a ação identificou uma ampla quantidade de brindes promocionais nas instalações fiscalizadas, caracterizando material de propaganda, o que é proibido no Brasil para produtos fumígenos, de acordo com normas da Anvisa.
A operação foi desencadeada a partir de uma solicitação da Agência, com o objetivo de investigar denúncia de possíveis irregularidades nos produtos da empresa. Outros órgãos envolvidos na ação também vão apurar irregularidades, conforme suas respectivas áreas de competência.
As informações sobre a operação foram divulgadas pela Anvisa e outros órgãos envolvidos na ação, em uma coletiva de imprensa realizada nas instalações da Polícia Civil de Biguaçu.
Conteúdos em alta
Conteúdo postado por gov.br
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp